Fica 2023 começa com ações do Cine Goiás Itinerante

O 24º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2023) começa oficialmente na próxima terça-feira, 13, mas a exibições de filmes já tiveram início nos distritos da cidade de Goiás.

Por meio do projeto Cine Goiás Itinerante, o Governo de Goiás leva a sétima arte para mais perto da população, em sessões gratuitas e abertas a toda a comunidade.

Nesta semana, o projeto passou por Buenolândia (Distrito da Barra), Assentamento União dos Buritis, Águas de São João, Calcilândia e Distrito de Ferreiro. De 12 a 18 de junho, o cinema itinerante fará o Caminho de Cora, pelas cidades de Corumbá, Pirenópolis/Caxambú, Cocalzinho, São Francisco de Goiás, Jaraguá e Vila Aparecida.

“Nosso objetivo é democratizar o acesso ao audiovisual no interior do estado, e essa é uma forma de levar o Fica até crianças que, mesmo estando próximas a cidade de Goiás, nem sempre podem participar do evento”, explica a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

O Cine Goiás Itinerante exibe filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e promove ações de qualificação e divulgação da arte cinematográfica para a população. A iniciativa já atendeu mais de 150 municípios.

FICA 2023

O Fica 2023 será realizado de 13 a 18 de junho, na cidade de Goiás. Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), o evento também conta com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (UFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos