Com temperaturas na casa dos -30°C, os Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchang – localizada na província de Gangwon, Coréia do Sul – prometem ser o mais frio de todos os tempos, batendo os jogos de Lillehammer, na Noruega, em 1994. Apesar de algumas modalidades terem começado a competir na quarta e quinta-feira, a cerimônia de abertura acontece hoje às 9h de Brasília, no Estádio Olímpico de Pyeongchang.
Mais de 2.900 atletas competirão em 14 modalidades diferentes, sendo sete delas de gelo: bobsled, skeleton, luge, curling, hóquei, patinação de velocidade e patinação artística; e outras sete de neve: combinado nórdico, salto com esqui, snowboard, biatlo, esqui estilo livre, esqui alpino e esqui cross-country. O Brasil compete em cinco dessas modalidades.
- Snowboard: Isabel Clark
- Patinação artística: Isadora Williams
- Esqui alpino: Michel Macedo
- Esqui Cross-country: Jaqueline Mourão e Victor Santos
- Bobsled: Edson Bindilatti, Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e Erick Vianna (reserva)
É o Bobsled a maior esperança de bons resultados do Brasil na competição. Isso seria alcançar o Top 15 do ranking mundial. Hoje, o time brasileiro está entre os 20 melhores do mundo. Em 2014, a equipe feminina de Bobsled sofreu um grave acidente durante os jogos quando o carrinho onde estavam virou e completou os últimos 20 segundos do percurso de cabeça para baixo. Ninguém se feriu gravemente.
Questões Políticas
Os Jogos de Pyeongchang estão sendo usados como um recurso diplomático de reaproximação entre as duas Coréias, no Sul e do Norte. Por décadas vivendo em conflito, os países resolveram, através de seus comitês olímpicos, entrarem na cerimônia de abertura sob uma mesma bandeira e participarem dos jogos como um só comitê.
Grandes Rivalidades
Estados Unidos e Canadá é sempre uma boa rivalidade quando o assunto é hóquei. Em 2014, a seleção feminina dos Estados Unidos perdeu de virada na prorrogação para o Canadá, que só empatou a partida faltando 56 segundos para fim. As americanas deram o troco nos anos seguintes, vencendo três Copas do Mundo sobre as rivais, mas a sensação é diferente. Enquanto o Canadá é tetra campeão Olímpico, a seleção dos Estados Unidos não vence desde 1998, sendo que de lá pra cá, esteve na final mais três vezes, e nas três, foi derrotada pela Canadá.