Jogos Olímpicos de Inverno começam hoje

Com temperaturas na casa dos -30°C, os Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchang – localizada na província de Gangwon, Coréia do Sul – prometem ser o mais frio de todos os tempos, batendo os jogos de Lillehammer, na Noruega, em 1994. Apesar de algumas modalidades terem começado a competir na quarta e quinta-feira, a cerimônia de abertura acontece hoje às 9h de Brasília, no Estádio Olímpico de Pyeongchang.

Mais de 2.900 atletas competirão em 14 modalidades diferentes, sendo sete delas de gelo: bobsled, skeleton, luge, curling, hóquei, patinação de velocidade e patinação artística; e outras sete de neve: combinado nórdico, salto com esqui, snowboard, biatlo, esqui estilo livre, esqui alpino e esqui cross-country. O Brasil compete em cinco dessas modalidades.

  • Snowboard: Isabel Clark
  • Patinação artística: Isadora Williams
  • Esqui alpino: Michel Macedo
  • Esqui Cross-country: Jaqueline Mourão e Victor Santos
  • Bobsled: Edson Bindilatti, Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e Erick Vianna (reserva)
Foto: Divulgação/CBDG

É o Bobsled a maior esperança de bons resultados do Brasil na competição. Isso seria alcançar o Top 15 do ranking mundial. Hoje, o time brasileiro está entre os 20 melhores do mundo. Em 2014, a equipe feminina de Bobsled sofreu um grave acidente durante os jogos quando o carrinho onde estavam virou e completou os últimos 20 segundos do percurso de cabeça para baixo. Ninguém se feriu gravemente.

Foto: Ahn Young-Joon

Questões Políticas

 Os Jogos de Pyeongchang estão sendo usados como um recurso diplomático de reaproximação entre as duas Coréias, no Sul e do Norte. Por décadas vivendo em conflito, os países resolveram, através de seus comitês olímpicos, entrarem na cerimônia de abertura sob uma mesma bandeira e participarem dos jogos como um só comitê.

Foto: Matt Slocum

Grandes Rivalidades

 Estados Unidos e Canadá é sempre uma boa rivalidade quando o assunto é hóquei. Em 2014, a seleção feminina dos Estados Unidos perdeu de virada na prorrogação para o Canadá, que só empatou a partida faltando 56 segundos para fim. As americanas deram o troco nos anos seguintes, vencendo três Copas do Mundo sobre as rivais, mas a sensação é diferente. Enquanto o Canadá é tetra campeão Olímpico, a seleção dos Estados Unidos não vence desde 1998, sendo que de lá pra cá, esteve na final mais três vezes, e nas três, foi derrotada pela Canadá.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Processo de impeachment de Augusto Melo avança no Corinthians: entenda os próximos passos

Na próxima quinta-feira, 28, o Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians votará o pedido de impeachment do presidente Augusto Melo. Este pode ser o passo decisivo para a destituição do mandatário alvinegro.

Durante a reunião, os conselheiros deliberarão sobre a existência de motivos que justifiquem o encaminhamento do pedido. Caso aprovado, a votação do impeachment será realizada de forma secreta, exigindo maioria simples dos votos dos conselheiros presentes. Embora o Conselho seja composto por 302 integrantes, nem todos costumam comparecer às sessões.

Se o afastamento for aprovado, Augusto Melo será afastado preventivamente até que uma assembleia geral de associados tome a decisão final. O Conselho terá até cinco dias para convocar essa votação, embora o prazo para a realização da assembleia não seja definido.

Na assembleia, os sócios decidirão de forma definitiva, também por maioria simples. Enquanto isso, o cargo de presidente será ocupado pelo 1º vice-presidente, Osmar Stábile, como previsto no Artigo 108 do estatuto do clube.

Caso o impeachment se confirme, o presidente do Conselho Deliberativo terá até 30 dias para convocar uma eleição indireta. Nesse pleito, apenas os conselheiros vitalícios ou aqueles com pelo menos dois mandatos terão direito a voto.

A votação do impeachment será um momento crucial na política interna do Corinthians, podendo trazer mudanças significativas para o comando do clube.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp