O prefeito Rogério Cruz destacou que o município trabalha para ampliar o acesso ao esporte e a competições na capital, durante a etapa de Goiânia da Taça Brasil de Cross Country XCO 2023, neste domingo,11, realizada na pista do Parque Cerrado. Participaram 300 atletas de 16 estados e de países como Chile, Paraguai, Argentina e Colômbia.
A Taça Brasil de Cross Country teve apoio da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp), e contou com empenho de emenda impositiva do vereador Henrique Alves, destinado à Associação Planeta Desporto, organizadora da competição.
“Goiânia possui uma das melhores pistas do país para esse tipo de competição. Fico feliz em saber que houve um aumento de competidores neste ano. Trabalhamos para desenvolver cada dia mais o esporte na capital. Esporte é vida, é saúde e queremos democratizar o acesso às práticas saudáveis e às competições”, destaca Rogério Cruz.
Em entrevista, o prefeito afirmou que, entre as ações desenvolvidas pelo município, está a oferta de iniciação esportiva nos parques da capital. “Em cinco dos nossos parques oferecemos esse serviço para a população, todos os dias da semana, de forma gratuita. Isso é levar dignidade e qualidade de vida para as pessoas”, diz.
A secretária-executiva da Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp), Salma Camilo, afirma que a capital fomenta o esporte. “Nesse evento recebemos atletas de vários países para uma competição de alto nível. Implantamos um extenso calendário de competições que pode ser acompanhado pelas redes sociais da Smesp”, ressalta. A primeira-dama, Thelma Cruz, acompanhou o prefeito no evento.
Prova
O desafio contou com percurso de 5,4km de extensão, com nível técnico considerado de excelência e diversos obstáculos naturais e artificiais na parte externa. A Taça Brasil teve início no sábado ,10, mas antes, na sexta-feira ,09, também foi realizado o Desafio Internacional do Cerrado XCC, na modalidade Mountain Bike.