Doação de órgãos pediátrico mobiliza e emociona equipe médica do Hugol

Duas pessoas ficam com queimaduras ao acenderem churrasqueira com álcool em Goiânia

As equipes médicas do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) presenciaram um gesto de solidariedade nesta sexta-feira, 9. A família de um paciente pediátrico consentiu pela doação de órgãos, que irá salvar a vida de três outras crianças no Brasil.

O menino, de 2 anos e 4 meses, teve diagnóstico de morte encefálica na quinta-feira, 8. Os rins foram destinados para o Rio Grande do Sul e o fígado para Minas Gerais.

ÓRGÃOS PEDIÁTRICO

A gerente de Transplantes da Secretaria de da Saúde de Goiás (SES-GO), Katiúscia Freitas, explica que a doação pediátrica segue uma fila de transplantes nacional.

“Atualmente no país, cerca de mil crianças estão na fila aguardando um transplante. Diante da dificuldade nacional em ter doadores de órgãos, a doação pediátrica é ainda mais incomum. O preparo da equipe e o acolhimento da família nesse processo é fundamental para auxiliar na decisão da família.”

A médica da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hugol, Teresa Cristina Godinho, destacou que a escassez de órgãos disponíveis para transplantes é um desafio constante na medicina.

“A doação transcende fronteiras e diferenças, unindo pessoas em um ato de altruísmo e generosidade. Como médica, incentivo a todos a refletirem sobre a importância da doação de órgãos.”

Ao levar o paciente para o centro cirúrgico, equipes do Hugol formaram um corredor para aplaudir o doador. O momento foi marcado por emoção e comoção, dada a sensibilidade que envolve a captação de órgãos de um paciente pediátrico.

MAIOR CAPTADOR

Atualmente, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira é o maior captador de órgãos de Goiás e um dos maiores no país. Em 2022, as doações do hospital ajudaram a melhorar a qualidade de vida e salvar 90 pacientes em todo o Brasil.

Na quinta-feira, 8, o Hospital Estadual de Formosa também realizou uma captação de órgãos de um paciente de 38 anos. Rim, fígado e córneas foram destinados a Pernambuco, Distrito Federal e Goiás, beneficiando quatro pacientes. O hospital já realizou quatro captações, sendo duas de múltiplos órgãos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp