Cinco escolas municipais de Goiânia conquistam o Prêmio Leia

Cinco escolas municipais de Goiânia conquistam o Prêmio Leia

Cinco escolas de Goiânia estão entre as 150 do Estado de Goiás que conquistaram o Prêmio Leia. A cerimônia da premiação acontece, nesta quarta-feira, 14, às 14h, no Palácio da Música Belkiss Spenziere, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

As escolas goianienses vencedoras do Prêmio são Moisés Santana, José Carlos Pimenta, Ary Ribeiro Valadão Filho, Professora Maria Nosídia Palmeiras das Neves e Luzia de Souza Fiuza. Para obter o feito, as unidades de ensino apresentaram os melhores resultados no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás(Saego-Alfa), realizado em dezembro de 2022, com os estudantes do 2º ano do Fundamental.

Em parceria com o Estado de Goiás, Goiânia faz parte do Programa AlfaMais Goiás, que tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa, a partir dos componentes institucionais que norteiam suas ações. Todas escolas vencedoras do Prêmio receberão o valor de R$ 80 mil.

Prêmio Leia destaca escolas com resultados positivos nas avaliações

Como uma das ações realizadas dentro do Programa AlfaMais Goiás, o Prêmio Leia se propõe a estimular a prática pedagógica das escolas públicas do Estado de Goiás. Para conquistarem o Prêmio, é necessário que elas mantenham os resultados positivos nas avaliações e façam um plano de ação técnico-pedagógico para garantir seu avanço.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp