Lula visita reduto bolsonarista em Goiás para inauguração da ferrovia nesta sexta, 16

O presidente Lula chega a Goiás nesta sexta-feira, 16. Ele participará da inauguração da ferrovia norte-sul na região sudoeste do estado. Além de entrar em território majoritariamente bolsonarista, a visita está sendo interpretada como um aceno do petista ao agronegócio. É a primeira visita dele ao estado após as eleições do ano passado.

 

A agenda do petista publicou a ida a Rio Verde, mas a viagem até Jataí não está confirmada para a inauguração do Anel Viário do município. A vinda de Lula é significativa porque o modal estava em construção havia 36 anos. A entrega do último trecho em Goiás com cerca de 50 quilômetros permitirá o escoamento de produtos do estado ao norte e sudeste brasileiros. O funcionamento deve começar ainda neste semestre. 

 

Nesta terça-feira, Lula declarou que nunca teve problema com o agronegócio e não difere os pequenos dos médios produtores rurais.  “Eles sabem que temos muita responsabilidade com o salto de qualidade que deu a agricultura brasileira por causa do financiamento que nós fazíamos”, afirmou durante a estreia do bate-papo semanal nas redes sociais Conversa com o Presidente.

 

O apelo ao setor que alavanca o Produto Interno Bruto (PIB) nacional ganhou reforço na semana passada com o anúncio de investimentos por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O próprio presidente destacou que serão aproximadamente R$ 7,6 bilhões disponíveis para o agronegócio.

 

Nas eleições do primeiro turno, Bolsonaro (PL) teve 52,16% dos votos válidos contra 39,51% de Lula (PT) em Goiás. A maioria dos votos das cidades com relevância econômica no estado e as quatro com maior número de eleitores desse grupo em Goiás (Caldas Novas, Jataí, Rio Verde e Luziânia) preferiram o ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, a diferença nas urnas entre os dois candidatos foi inferior a mil votos em 13 dos 29 municípios em que o filiado ao PL venceu.

Perfil

A vitória nas eleições foi garantida a Lula por ter tido 51% da preferência dos brasileiros para assumir o terceiro mandato no cargo. As outras vezes em que ele venceu as eleições foram em 2002 e 2006.  Um levantamento do DataFolha Lula revelou que o petista tem mais força entre mulheres, jovens, eleitores menos escolarizados, pessoas com renda de até dois salários mínimos, católicos, pretos e nordestinos. Já Bolsonaro lidera entre os mais ricos, moradores do Sul e Centro-Oeste do País e evangélicos. Ambos empatam na escolha de homens, adultos de 25 a 34 anos, pessoas com média escolaridade e nas regiões Sudeste e Norte do Brasil.

Rejeição

Apesar de associado ao bolsonarismo, os empresários do agronegócio não foram unânimes na reeleição de Bolsonaro como presidente da República. Integrantes do setor e políticos se reuniram em Goiânia no  evento chamado “Agro pela Democracia” no ano passado para expor apoio a Lula e criticar a política voltada para a área nos últimos quatro anos. O grupo formado por mais de 200 produtores rurais defendeu que o governo petista foi crucial para a expansão do segmento que mais gera recursos para Goiás.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Árvore de Natal desaba em Maricá, RJ, deixando um morto e dois feridos

Na tarde desta segunda-feira, 16, uma árvore de Natal flutuante desabou na Lagoa de Araçatiba, em Maricá, no Rio de Janeiro, causando a morte de uma pessoa e deixando outras duas feridas. O incidente ocorreu devido aos fortes ventos e à chuva intensa que atingiram a região.

De acordo com a Prefeitura de Maricá, a vítima fatal era um funcionário da empresa responsável pela montagem da estrutura. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, mas não resistiu aos ferimentos.

As outras duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara. Uma delas já recebeu alta, enquanto a outra permanece fora de perigo.

A Prefeitura informou, em nota oficial, que está oferecendo suporte às vítimas e suas famílias, além de investigar as causas do acidente.

Temporal no estado do Rio de Janeiro

O forte temporal que atingiu a região nesta segunda-feira trouxe granizo e ventos intensos em diversos bairros do Rio de Janeiro. Segundo o sistema Alerta Rio, as condições climáticas foram influenciadas por áreas de instabilidade, que causaram céu nublado e pancadas de chuva isoladas em alguns pontos da cidade.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram os impactos do temporal, que contribuiu para o desabamento da estrutura da árvore de Natal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp