Rogério Cruz anuncia apoio para realização da Festa do Divino em Trindade

festa

O prefeito Rogério Cruz anunciou apoio da capital para a realização da Festa do Divino Pai Eterno. Em conversa com o reitor da Basílica de Trindade, padre Marco Aurélio, na manhã desta terça-feira,13, ele confirmou que agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) orientarão os fiéis que transitarem pela Avenida Castelo Branco, que atualmente está em obras para a construção de um complexo viário. Também serão instaladas lâmpadas de LED na Rodovia dos Romeiros para iluminar o trajeto dos que forem caminhando para a peregrinação.

“A Festa do Divino Pai Eterno é uma das maiores manifestações de fé do país. E como é realizada em Trindade, que fica na Região Metropolitana, conta com uma intensa participação de romeiros da capital e de turistas que se hospedam em Goiânia para participar do evento. A Prefeitura de Goiânia vai viabilizar toda a estrutura logística para que todos os romeiros possam vivenciar essa experiência de fé com a maior tranquilidade possível”, afirmou Rogério Cruz.

O padre Marco Aurélio destacou a importância do apoio da capital para a realização do evento “justamente pela grandiosidade da Romaria e da quantidade de fiéis que vem para a Região Metropolitana”. “O prefeito Rogério Cruz tem participado de uma maneira muito próxima na questão da logística. Ele vai viabilizar a questão da iluminação, que é fundamental, uma vez que é a porta de entrada para Trindade. Além de outras ações efetivas do município”, disse.

A reunião aconteceu no Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro e contou com as participações do secretário de Relações Institucionais (SRI), Ricardo Fortunato, e do titular da SMM, Marcelo Torrubia.

Ricardo Fortunato afirmou que as medidas adotadas vão favorecer a segurança e o fluxo dos romeiros que passarem pela capital com destino à Festa Trindade. “É uma parceria entre as prefeituras de Goiânia e Trindade, juntamente com a Reitoria da Basílica. Essa sensibilidade que vai atender as necessidades dos romeiros. Serão mais de 3 milhões de pessoas participando, e o prefeito Rogério Cruz vai contribuir para o acolhimento de todos os visitantes”, pontuou.

Distribuição de pães

No início da manhã, o prefeito Rogério Cruz esteve na Capela Santo Antônio, no Setor Campinas, onde participou da tradicional distribuição de pães com o padre Maurício. O prefeito lembrou do simbolismo do alimento. “O pão representa o povo de Cristo. Em qualquer país do mundo existem variações na alimentação, mas o pão é comum em todas. O pão é vida”, afirmou.

O prefeito também conversou com os fiéis e falou sobre as ações do município na região, em especial sobre a atuação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na Praça Joaquim Lúcio. “Nós estamos trabalhando para contribuir com a segurança da capital. Dobramos o número de viaturas e estabelecemos convênio com o Governo de Goiás para equipar melhor os nossos agentes”, explicou.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Policial Militar é indiciado por homicídio doloso após atirar em estudante de medicina

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou que as câmeras corporais registraram a ocorrência. O autor do disparo e o segundo policial militar que participou da abordagem prestaram depoimento e permanecerão afastados das atividades operacionais até a conclusão das apurações. A investigação abrange toda a conduta dos agentes envolvidos, e as imagens das câmeras corporais serão anexadas aos inquéritos conduzidos pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
 
O governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo, lamentou a morte de Marco Aurélio por meio de rede social. “Essa não é a conduta que a polícia do Estado de São Paulo deve ter com nenhum cidadão, sob nenhuma circunstância. A Polícia Militar é uma instituição de quase 200 anos, e a polícia mais preparada do país, e está nas ruas para proteger. Abusos nunca vão ser tolerados e serão severamente punidos,” disse o governador.
 
O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Silva, avalia que há um retrocesso em todas as áreas da segurança pública no estado. Segundo ele, discursos de autoridades que validam uma polícia mais letal, o enfraquecimento dos organismos de controle interno da tropa e a descaracterização da política de câmeras corporais são alguns dos elementos que impactam negativamente a segurança no estado. O número de pessoas mortas por policiais militares em serviço aumentou 84,3% este ano, de janeiro a novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, subindo de 313 para 577 vítimas fatais, segundo dados divulgados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) até 17 de novembro.
 
O Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp) do MPSP faz o controle externo da atividade policial e divulga dados decorrentes de intervenção policial. As informações são repassadas diretamente pelas polícias civil e militar à promotoria, conforme determinações legais e resolução da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos