Ex-volante do Vila Nova não comparece a CPI da Manipulação no Futebol

romario

O ex-volante do Vila Nova, Marcos Vinicius Alves Bezerra, conhecido como Romário, não compareceu para prestar depoimento na audiência da CPI da Manipulação no Futebol em Brasília na tarde desta terça-feira, 13. A defesa de Romário relatou que o jogador está passando por dificuldades financeiras.

De acordo com o advogado dele, Odair de Meneses, o atleta está sem trabalho desde que as denúncias de manipulação dos resultados vieram à tona e não tem dinheiro para ir até Brasília. A defesa teria entrado com um requerimento na manhã desta terça pedindo para que a audiência fosse por videoconferência. No entanto, até o horário de reunião, não havia retorno.

“Nós tivemos contato com o gabinete e eles disseram que iriam deliberar sobre essa questão, se o ouviriam por videoconferência ou se a própria Câmara arcaria com as despesas de transporte para ele se deslocar para Brasília, e a gente está aguardando essa deliberação”, revelou o advogado.

A defesa do jogador afirmou ainda que tem prestado assistência jurídica para Romário sem cobrar por isso, uma vez que o jogador não se encontra sem condições de arcar com os honorários.

Conforme relatado pela Câmara Federal, o status oficial de Romário na audiência é de “não localizado”. Além do jogador, outros dois dos setes convocados também não compareceram. São eles: Eduardo Baurmann, que conseguiu um habeas corpus junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o desobriga de comparar para falar à CPI – mas que também está com status de “não localizado” -, e Júlio César Motta, presidente da Comissão de Arbitragem de Goiás, que tem status na audiência da CPI de “ausência justificada”.

CPI

No dia 17 de maio, a CPI para investigar a manipulação de resultados em partidas de futebol foi instalada pela Câmara Federal. A comissão terá um prazo de 120 dias para conduzir a investigação, que foi instituída em meio a uma operação policial que está apurando um esquema de fraudes no Campeonato Brasileiro e em torneios estaduais.

A instauração da CPI ocorreu após o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) receber a denúncia do Ministério Público (MP) contra 16 pessoas acusadas de envolvimento na manipulação de resultados de jogos.

De acordo com o MP, a manipulação teria ocorrido em 13 partidas de futebol, sendo oito da Série A do Campeonato Brasileiro de 2022, uma da Série B do mesmo ano, e quatro de campeonatos estaduais realizados em 2023.

O deputado Daniel Agrobom (PL-GO), 2º vice-presidente da CPI, afirmou que, no final de maio, em audiência da CPI, a apresentação do representante do Ministério Público apontou que “trata-se de uma organização criminosa com tarefas bem definidas, que contava com núcleo de apostadores, núcleo de investidores e núcleo de intermediadores”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Confira o que abre e o que fecha no período de Natal e Ano Novo

A Prefeitura de Goiânia informa o funcionamento das repartições públicas e oferta de serviços à população na semana do Natal e Ano Novo. Decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) institui ponto facultativo nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro, em virtude do feriado do Natal e do Ano Novo, respectivamente.

O documento não se aplica aos órgãos e entidades da administração pública municipal que, por sua natureza, exijam plantão permanente. Desta forma, serão mantidos todos os serviços de urgência, emergência e os essenciais à população, como salas de vacinação, serviços de limpeza urbana, assistência às mulheres vítimas de violência e ações de fiscalização.

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 15 unidades de saúde que funcionam 24h, conforme a classificação de risco. A lista completa de unidades de atendimento para pediatria e adultos está disponível no link.

Para emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. Estarão abertas as seguintes salas de vacinação, das 8h às 17h: Centro Municipal de Vacianção (CMV), Ciams Urias Magalhães, Ciams Dr Domingos Viggiano e Ciams Novo Horizonte.

A Comurg mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, roçagem, poda de árvores, ajardinamento e viveiros por escala. Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 9855-8555.

Centro de Zoonoses
O Centro de Zoonoses estará de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, caso sejam avistados animais agressivos. Em caso de mordida, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

Atende Fácil
As unidades do Atende Fácil estarão fechadas nos dias 23, 24, 25, 30, 31 e 1º de janeiro.

Atendimento às mulheres vítimas de violência

O funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, não será afetado. A casa opera 24 horas por dia, com encaminhamento realizado pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).

Assistência Social
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizarão busca ativa 24 horas. A Central de Óbitos de Goiânia também funcionará durante todo o período.

Guarda Municipal
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) funcionará normalmente, e a população pode entrar em contato pelo telefone 153 em caso de ocorrências.

Lazer
Na semana do Natal, o Mutirama seguirá seu calendário normalmente. As atividades do parque começam na quinta-feira, dia 26 de dezembro, funcionando até o domingo, 29, em seus horários habituais das 10h até às 16h.

Assim como no Natal, o Ano Novo não afetará as atividades do Mutirama. Após o feriado do dia 1⁰, na quarta-feira, o parque abre suas portas na quinta, 02, e segue funcionando normalmente até domingo, começando o ano de 2025.

Já o Parque Zoológico sofrerá pequenas mudanças no seu calendário. Na semana do Natal, o parque só abrirá de quinta a domingo. Portanto, na quarta-feira, 25, o zoológico não estará aberto, retornando suas atividades normais na quinta, 26, às 8h30, fechando sua bilheteria às 16h00. No ano novo, o Zoológico não funcionará na quarta-feira (1⁰ de janeiro), e retorna com seu calendário normal na quinta, 02.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp