Movidos pela fé, romeiros saem de outros estados para festa em Trindade

“Não tem experiência melhor do que essa, de orar e rezar junto ao Divino Pai Eterno”. É por esse motivo que o condutor de ambulância, Lucenildo José Galindo, faz a rota de Pernambuco para Trindade há 34 anos. Assim como ele, aproximadamente 3 milhões de pessoas de dentro e fora de Goiás devem comparecer aos dez dias de evento na Romaria do Divino Pai Eterno . A edição de 2022 foi a primeira presencial após dois anos de paralisação devido a covid-19.

Diversas agências de ônibus promovem excursões para levar os fiéis até Trindade. Um exemplo é a empresa Bruna Tur, que transporta passageiros de Santa Catarina para Goiás. O valor por pessoa é de R$ 1.750, podendo ser parcelado, com último pagamento até a data da viagem. Conforme o roteiro, o embarque acontece dia 29 de junho, partindo de Maravilha (SC), e chega em Trindade no dia 30 de junho.

O planejamento ainda prevê uma tarde livre para visita ao Santuário Basílica do Divino Pai terno e assistir à Missa e Programação da Romaria. O retorno é dia 02 de julho, com chegada no município catarinense no dia seguinte. Entretanto, existem outros meios para os fiéis de outros estados chegarem até a Romaria. Lucenildo afirma que às vezes avião é a opção escolhida, mas que ultimamente tem preferido outro tipo de transporte. “Desde 1989 nós vamos todos os anos, eu nunca deixo de ir e, atualmente, eu e minha família estamos indo de carro”, diz.

Tradição em família

Juntamente com a família, o pernambucano se programa um ano antes para garantir que estará presente na Romaria. “Geralmente vai a família toda, então precisamos de um planejamento com antecedência. Nós saímos de uma festa já nos programando para outra. Para ir todo mundo junto, eu, minha mulher e meus filhos sempre programamos as férias para dar certo”, diz.

A necessidade de participar durante tantos anos e religiosamente da festividade se deve a fé, segundo Lucenildo. “Para toda a minha família a Romaria significa fé no Divino Pai Eterno e todo ano, com a graça de Deus, nós estamos em Trindade”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos