Abertura dos Jogos Estudantis 2023 reúne mais de 3 mil atletas

Abertura da etapa estadual dos Jogos Estudantis 2023 reúne mais de 3,4 mil atletas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promoveu a cerimônia de abertura da etapa estadual dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás (JEEGs) de 2023 nesta quinta-feira , 15.

O evento, realizado em Anápolis, reuniu mais de 3,4 mil estudantes/atletas de unidades escolares das redes públicas e privadas das 40 regionais goianas, além de técnicos, professores e articuladores do desporto, pais e familiares dos alunos.

Também estiveram presentes a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, António Hora; os deputados estaduais Amilton Filho e Coronel Adailton; o coordenador regional de Educação de Anápolis, Luciano Almeida; o superintendente do Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc/GO, Marco Maia; entre outras autoridade.

JOGOS ESTUDANTIS

O evento contou com apresentações artísticas e homenagens. Uma das apresentações foi a dos alunos do Colégio Estadual Couto Magalhães, de Anápolis. Em seguida, a equipe da Seduc/GO apresentou, junto com o mascote Goara, a nova logomarca dos jogos.

Para o superintendente do Desporto da Seduc/GO, Marco Maia, a abertura é uma ocasião muito especial para todos.

“Eu nunca imaginei viver esse momento, com essa organização e estrutura. É ótimo saber que, hoje, os jogos de Goiás são referência nacional”, afirmou.

Já a secretária Fátima Gavioli destacou o desenvolvimento dos jogos e a empolgação dos estudantes. “Onde acontecem os jogos é uma grande festa. Eu quero que entendam que, independente de ganharem ou não, o que importa é saberem que são vitoriosos e por isso estão aqui. Isso é o que vale para nós”, afirmou a secretária.

PARTICIPAÇÃO

O estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Ruy Barbosa Roger Luiz, de Inhumas, disputou o primeiro jogo da etapa estadual nesta quinta-feira, 16. Ele é da equipe de futsal e, mesmo perdendo, afirma que a participação nos JEEGs é uma experiência muito boa.

“Esse ano formamos um bom time, mostramos mais dedicação e empenho. Perdemos no primeiro jogo, mas vencemos na nossa cidade, na etapa regional. Agora estamos aqui na fase estadual disputando contra outros times bons, conhecendo pessoas e, além de tudo, fazendo o que amamos que é jogar futsal,” ressaltou o atleta.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Janones pede extinção do PL à PGR

No dia 14 de novembro, o deputado André Janones enviou um ofício à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando a extinção do Partido Liberal (PL), partido ao qual o ex-presidente Jair Bolsonaro é filiado. A solicitação se baseia na necessidade de proteção do regime democrático brasileiro, que, segundo Janones, tem sido alvo de sucessivos ataques.
 
Janones argumenta que as práticas do PL representam uma ameaça direta à ordem democrática e à paz social. O deputado enfatiza que essas ações comprometem a estabilidade do país e justificam a medida extrema de extinção do partido.
 
A petição destaca a importância de preservar a democracia e a paz social, elementos essenciais para a governabilidade e o bem-estar da população. Janones reitera que o pedido é fundamentado na proteção dos princípios democráticos, que estão sendo constantemente ameaçados.
 
A decisão final caberá à PGR, que deverá avaliar a solicitação e decidir se irá encaminhar o pedido ao Ministério Público. A extinção de um partido político é um processo complexo e raro, exigindo provas robustas de que o partido está comprometendo a ordem constitucional.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos