Com aval do Governo de Goiás, Festival Burger Time enaltece culinária regional

O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, é patrocinador do Festival Burger Time, que dá destaque à culinária regional ao valorizar o sanduíche tipicamente goiano, aquele encontrado nos conhecidos Pit Dogs. O evento, que começa nesta sexta-feira, 16, e vai até o domingo, 2, conta com a participação de 59 estabelecimentos, entre pit dogs, hamburguerias, bares e restaurantes, de Goiânia e Aparecida de Goiânia.

A organização do Festival estima que mais de 32 mil hambúrgueres e sanduíches serão comercializados, movimentando economicamente vários segmentos produtivos. A ideia é eleger o melhor sanduíche e o melhor hambúrguer de Goiás, além de fomentar e apoiar os participantes, por meio da promoção, capacitação e valorização dos estabelecimentos.

Público e jurados terão 17 dias para visitar os estabelecimentos participantes, saborear hambúrgueres e sanduíches, e votar nos melhores, de acordo com duas categorias: hamburgueria e pit dogs. Para participar, as lanchonetes tiveram que criar receitas inéditas e inserir no cardápio da casa no período de realização do festival.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, destaca a importância do evento. “O Burger Time tem muito a agregar ao turismo porque fomenta toda a cadeia de sanduicherias e pit-dogs da cidade, resgatando a cultura e a tradição de um prato tipicamente goiano e que faz parte do roteiro gastronômico da cidade. Ao fomentar a atividade, geramos emprego e renda não só em Goiânia, mas em todo o Estado”.

A votação poderá ser feita por meio de QR Code disponível no display de mesa nos estabelecimentos ou pelo site: www.festivalburgertime.com.br. Serão premiados e reconhecidos os três primeiros colocados de cada categoria, resultando na eleição do melhor hambúrguer e do melhor sanduíche (pit dog) de Goiás. O anúncio dos vencedores está previsto para o mês de julho.

Para Cynnara Bretas, uma das organizadoras do festival, o evento já se consolidou no calendário do estado e contribui para movimentar tanto a gastronomia quanto o turismo. “É instrumento de promoção da nossa culinária, trazendo o que é tradicional, como os lanches de pit dogs, com os hambúrgueres mais gourmets. Dessa forma, a gente alcança públicos distintos, valoriza bens culturais e estimula a atração de novos clientes aos estabelecimentos, especialmente os pequenos e médios”, ressalta.

Pit Dogs: Patrimônio Cultural de Goiás

Desde outubro de 2020, o pit dog é considerado patrimônio cultural de Goiás e de Goiânia. O governador Ronaldo Caiado sancionou a lei nº 20.872, que declarou como patrimônio cultural imaterial, a gastronomia e a cultura dos pit dogs, quiosques montados em praças que preparam sanduíches na hora. Os pit dogs são estabelecimentos democráticos, frequentados por todas as classes sociais e que, há décadas, fazem parte dos hábitos alimentares dos goianos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp