“Não abro mão da autonomia e defesa de Goiás,” diz Caiado

O governador Ronaldo Caiado reforçou o compromisso com o desenvolvimento de Goiás e a necessidade de uma reavaliação da Reforma Tributária que tramita no Congresso Nacional durante entrevista ao Jornal do Meio Dia, da TV Serra Dourada, nesta sexta-feira ,16,. O chefe do Executivo estadual ressaltou que não se opõe à reforma, mas que vai continuar cobrando para que ela seja clara e precisa, respeitando a autonomia dos estados e municípios.

“Não é uma oposição contra a reforma, mas a maneira como ela está sendo proposta. Quando mostrarem os dados, de como realmente será feito, aí sim, não será achismo, mas a nossa avaliação é a de que Goiás será duramente penalizado ao tirarem todas as nossas iniciativas, como os nossos incentivos fiscais e a nossa condição diferenciada para poder competir com os maiores centros consumidores”, explica Caiado.

Se aprovada, a Reforma Tributária vai mudar a forma de cobrança atual dos estados e municípios sobre bens e serviços, fazendo com que estes sigam um modelo nacional com alíquota única, permitindo assim, uma sobrecarga aos estados com menor capacidade de arrecadação. Alinhados com a defesa do desenvolvimento de Goiás, o setor produtivo emitiu nota de agradecimento ao governador nesta sexta-feira pela “grandeza e coragem” em defender o futuro dos goianos.

Caiado ressaltou a importância da autonomia dos estados e municípios, com foco em políticas que atendam aos interesses da população. Da forma que está sendo proposta a reforma, de acordo com ele, a União concentrará toda a arrecadação, e depois um conselho dirá o que vai redistribuir para cada um. “É como se repassasse uma mesada aos governadores e prefeitos para que eles sejam apenas ordenadores de despesas. Se amanhã eu quiser priorizar a educação, não posso porque estarei limitado pela União”, reforça o governador.

Proposta

Atualmente, os estados e municípios têm a autonomia de definir as alíquotas de impostos cobrados. O projeto da Reforma Tributária prevê a implantação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e a unificação da cobrança de tributos como IPI, PIS, Confins, ICMS e ISS, criando o Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS).

“Goiás será duramente penalizado, pois entra nos produtos agropecuários, nas áreas de serviços e da educação. Enfim, compromete tudo aquilo que o Estado tem priorizado para ter melhor renda per capita, e como nós ultrapassamos a renda Brasil e temos maior número de empregos, querem limitar para que Goiás cresça apenas dentro daquele parâmetro da inflação”, afirma Caiado.

Além disso, o novo modelo prevê a tributação sobre o consumo no destino e não na origem, como ocorre atualmente, o que retira dos estados a autonomia de legislar sobre o ICMS e conceder incentivos fiscais, que foram essenciais para o processo de industrialização de Goiás. “Goiás tem 7 milhões de habitantes, então não é um grande centro consumidor, mas um grande centro produtor, de transformação dos produtos. Com essa mudança do imposto, vamos ser duramente penalizados”, finaliza o governador.

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Senacon prepara orientações para compras seguras e conscientes durante a Black Friday

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um guia com orientações e direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor para orientar os brasileiros a aproveitarem as promoções da Black Friday de forma mais segura e consciente. O evento comercial deste ano ocorre em 29 de novembro.
 
O guia surge em um contexto de crescimento das compras online no Brasil e do aumento das reclamações durante grandes eventos de promoção, como ofertas falsas, preços inflacionados antes dos descontos e problemas na entrega de produtos. Na edição de 2023, as plataformas de proteção ao consumidor receberam mais de 7 mil queixas de cidadãos frustrados com falsas promessas de descontos e de vantagens.
 
A Senacon informou que vai monitorar o mercado e atuar em parceria com órgãos de defesa do consumidor para coibir irregularidades e aplicar sanções a empresas que desrespeitarem os direitos dos consumidores. Além disso, a secretaria incentiva o uso da plataforma Consumidor.gov.br para a resolução direta de conflitos entre consumidores e empresas cadastradas. Mais de 80% das reclamações registradas no portal têm desfecho positivo.
 
O guia destaca pontos que os consumidores devem observar antes, durante e depois da compra:
  • Pesquisa Prévia de Preços: Para evitar armadilhas, a Senacon recomenda monitorar os preços com antecedência. Ferramentas de comparação online podem ser grandes aliadas.
  • Desconfie de Ofertas Muito Abaixo do Mercado: Produtos com preços extremamente reduzidos podem esconder armadilhas, como golpes em sites fraudulentos.
  • Verifique a Reputação do Vendedor: Antes de comprar, o consumidor deve consultar a reputação da loja em sites de reclamações e verificar se o CNPJ do fornecedor está ativo. Pela plataforma RedeSim, é possível consultar o CNPJ das empresas.
  • Leia a Descrição Completa do Produto: A ausência de informações claras pode configurar uma violação ao Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito a informação adequada sobre características, riscos e restrições do produto.
  • Direito de Arrependimento: Para compras feitas fora do estabelecimento físico, como pela internet ou por telefone, o consumidor tem até sete dias úteis para desistir, sem precisar de justificativa.
  • Garantia Contra Práticas Abusivas: O Código de Defesa do Consumidor protege contra publicidade enganosa e cláusulas abusivas em contratos, como cobranças indevidas ou falta de suporte técnico após a venda.
  • Cuidado com Fretes e Prazos de Entrega: O guia alerta que o fornecedor é obrigado a informar, com clareza, os custos de frete e os prazos de entrega antes da finalização da compra.

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