Quatro clubes concentraram 49% de receitas da Série A em 2022

No ano de 2022, 49% do total de receitas da Série A ficaram nas mãos de quatro clubes. Segundo o Relatório Convocados 2023, produzido pelo economista Cesar Grafietti, o Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Corinthians, juntos, o grupo somou R$ 3,3 bilhões – quase o mesmo valor que o total captado pelos outros 16 clubes da série.

Quando ampliados o número dos times, o relatório mostra que 84% das receitas foram para 11 clubes, ou seja, para praticamente metade do total de participantes da Série A. Se analisarmos o Flamengo isoladamente, o rubro-negro acumula 16,9% das receitas da elite dos times de futebol brasileiro no ano passado. Em seguida vem o Palmeiras (11,4%), o Corinthians (10,7%) e o São Paulo (9,6%).

O relatório ainda compara as receitas com a classificação final do Brasileirão, mostrando como a capacidade de captação de recursos é proporcional à performance. Dentre os clubes da Série A que mais faturaram no ano passado, o Palmeiras foi campeão e o Corinthians ocupou o segundo lugar no campeonato. Em termos de Brasileirão, o Flamengo ficou em quinto, mas venceu a Copa Brasil e a Libertadores. Já o São Paulo foi um caso isolado, uma vez que ficou em nono lugar.

Entre os dez clubes da Série A que mais faturaram, o RedBull Bragantino (14 na classificação do Brasileirão) e o Santos (12 na classificação) não ficaram na metade de cima da tabela. Também é possível visualizar essa relação entre os últimos da tabela, que dos com menor faturamento, três terminaram no Z4: o Atlético-GO, Avaí e Juventude.

Confira a receita dos clubes da série A em 2022

Dentre os clubes da Série A que constaram no relatório, em milhões de reais, o Flamengo recebeu sozinho R$ 1,1 milhão, enquanto o Juventude, último da classificação recebeu R$ 76 milhões. Confira a tabela completa.

Flamengo – R$ 1.170 milhão

Palmeiras – R$ 791

Corinthians – R$ 737

São Paulo – R$ 661

Atlético-MG – R$ 422

Internacional – R$ 415

RB Bragantino – R$ 353

Fluminense – R$ 339

Santos – R$ 329

Athletico – R$ 326

Fortaleza – R$ 259

Coritiba – R$164

Ceará – R$ 150

América-MG – R$149

Botafogo – R$ 142

Cuiabá – R$ 133

Goiás – R$ 107

Atlético-GO – R$ 100

Avaí – R$ 92

Juventude – R$ 76

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos