Direção após consumo de álcool mata 1,2 brasileiro por hora em 2021

Direção após consumo de álcool mata 1,2 brasileiro por hora em 2021

Nesta segunda-feira, 19, a Lei n. 11.705/2008, conhecida como Lei Seca, completa 15 anos em vigência no Brasil. De acordo com o levantamento feito pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), “Álcool e a Saúde dos Brasileiros Panorama 2022”, estima-se que o álcool seja responsável por 36,7% de todos os acidentes de trânsito entre homens e 23% entre mulheres em todo o mundo, afetando não só quem consome bebidas alcoólicas, como outros indivíduos, incluindo passageiros e pedestres.

O Brasil é um dos poucos países que estabeleceram tolerância zero para o álcool e investiram em fiscalização para o cumprimento da Lei Seca. Devido aos riscos da combinação álcool e direção, a Lei Seca passou a aceitar provas testemunhais, vídeos e fotografias para comprovar que o condutor de um veículo está dirigindo sob o efeito de álcool. Tais medidas foram percebidas na redução de mortes por acidentes causados pelo consumo de álcool.

A exemplo disso, o levantamento cita que, na capital de São Paulo, a taxa de mortalidade por acidentes de trânsito reduziu de 12,5, em 2009, para 6,9 óbitos por 100 mil habitantes em 2018. Entretanto, isso não significa que o consumo de álcool antes de dirigir não seja uma das principais causas de acidentes com vítimas fatais, pois falta fiscalização constante e com sanções rápidas e severas, afirma o estudo.

Consumo de álcool mata mais de 10 mil pessoas por ano no Brasil

Como resultado disso, o levantamento do CISA indica que 10.887 pessoas no Brasil perderam a vida em decorrência de direção após ingestão de bebida alcoólica, em 2021, equivalente a uma média de 1,2 óbito por hora no País.

Em 2020 e 2021, 5,4% das pessoas nas 27 capitais do País referiram conduzir veículo motorizado após o consumo de álcool. Esse número é maior entre os homens, 9,2% e 9,7%, respectivamente, contra 2,2% e 1,7%, entre as mulheres. Entre as capitais, Palmas foi a que apresentou maior frequência de consumo de álcool antes da direção, 12,6%, contra a maior frequência que foi em Maceió, de 2,5%.

Ainda de acordo com o CISA, em termos de consumo total per capita, o Brasil reduziu de 8,5, em 2010, para 7,4, em 2016. Entretanto, o consumo abusivo de álcool aumentou no mesmo período: 12,7, em 2010, para 19,4, em 2016.

CISA

O Centro de Informações de Saúde e Acidente (CISA) é uma organização não governamental que monitora o avanço do conhecimento nessa área e incentiva a conscientização e prevenção do uso nocivo de bebidas alcoólicas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos