A estação com temperaturas mais baixas e tempo seco começou oficialmente nesta quarta-feira, 21. Além dos termômetros marcando temperaturas mais baixas, esse período do inverno é também marcado por noites mais longas.
A nova estação dura pelos meses de julho, agosto e setembro, com umidade relativa que pode chegar a 10% e aumento das queimadas no Cerrado devido a vegetação estar mais seca, que produz fumaça que provoca problemas respiratórios.
“Dentro da climatologia, é considerado o menos chuvoso no que se refere a distribuição de chuvas e outra característica marcante é da umidade relativa do ar registrando os menores índices no período da tarde”, afirma boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo).
Além disso, o Cimehgo informa que, no inverno, há formação da névoa seca que é uma massa de ar misturada com partículas sólidas, deixando o horizonte opaco e embaçado com a poluição.
El Niño pode provocar aumento da temperatura média no período de inverno no Cerrado
Para o inverno deste ano, há ainda um fator excepcional. A presença do fenômeno El Niño com prognósticos de intensidade de moderado a forte pode provocar o aumento da temperatura média.
Por conta da chegada do El Niño, seus efeitos serão percebidos no Centro-Oeste e no Estado de Goiás somente a partir do final de junho e nos meses de julho, agosto e setembro.