Justiça denuncia médico que matou dois jovens em acidente na T-63

acidente-na-t-63

O médico Rubens Mendonça Filho foi denunciado ao Ministério Público de Goiás (MPGO) acusado pelos crimes de duplo homicídio qualificado de dois homens e lesão corporal contra outras duas pessoas no caso do acidente que ocorreu na avenida T-63, na capital goiana, em abril deste ano.

De acordo com a instituição, ele  subiu no viaduto da avenida em alta velocidade e assumiu o risco de matar ou ferir qualquer pessoa que estivesse no local. Segundo as investigações, ele estaria testando se o carro era capaz de chegar a 100km/h em quatro segundos. Conforme relatado pela perícia, o veículo chegou a atingir quase 150 km/h, velocidade três vezes maior que a permitida no local, que é de 50 km/h.

No momento, Rubens sinalizou para que outros veículos se afastassem e ele pudesse passar, como isso não aconteceu, o acusado fez a ultrapassagem pela contramão e, ao retornar para a via certa, perdeu o controle da direção e atingiu duas motocicletas e outros carros. Com isso, ele provocou as mortes do motociclista de aplicativo Leandro Fernandes Pires, de 23 anos, e do passageiro que ele carregava no momento do acidente, o garçom David Antunes Galvão, de 21 anos. O rapaz estava voltando para casa após o expediente de trabalho.

Ao serem atingidos pelo carro do médico, os dois corpos foram arremessados para fora do viaduto, que segundo as testemunhas, chegou a “voar” devido a alta velocidade. Já a promotora de vendas Wanderlyne Gomes dos Reis, de 46 anos, que pilotava uma motocicleta ficou mais de uma semana internada e passou por duas cirurgias no joelho em quatros dias, ao ser atingida pelo veículo conduzido por Rubens.

A denúncia foi aceita pelo juiz Lourival Machado da Costa, que deu dez dias para que Rubens apresente a defesa. Caso condenado, o médico pode pegar até 46 anos de prisão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás recebe selo ouro de alfabetização do MEC

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), tem demonstrado um forte compromisso com a educação pública, especialmente na área de alfabetização. O programa AlfaMais Goias, criado em regime de colaboração entre o estado e os municípios, tem como missão alfabetizar todas as crianças goianas na idade certa.
 
Recentemente, o estado de Goias foi premiado com o selo ouro da Alfabetização no programa Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, criado pelo Ministerio da Educacao (MEC) em 2024. Essa distinção foi anunciada nesta sexta-feira,22, e é resultado da análise realizada pela Comissão Técnica de Avaliação, formada pelos articuladores nacionais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).
 

Sucesso em números

 
No primeiro semestre de 2024, o Ministerio da Educacao destacou que 67% das crianças goianas estavam plenamente alfabetizadas na rede pública até o 2º ano do Ensino Fundamental. Esse número superou a meta definida para o período, que era de 63%. Esse avanço significativo na alfabetização coloca Goias no caminho certo rumo às metas de acabar com o analfabetismo infantil e de alfabetizar plenamente todas as crianças das escolas públicas das redes estadual e municipal.
 
A delegação do governo argentino conheceu o programa de Alfabetização AlfaMais Goias durante uma visita à Escola Municipal Paulo Freire, em Planaltina. O evento foi parte de uma agenda organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o governo brasileiro e o governo da Argentina. O encontro bilateral visou promover o intercâmbio de experiências e políticas públicas educacionais, especialmente nas áreas de financiamento e alfabetização. Devido aos bons resultados obtidos, Goias foi o estado escolhido para servir de exemplo à comitiva, apresentando o programa AlfaMais Goiás .
 
A premiação mostra claramente o compromisso do estado de Goias com a educação pública. O programa AlfaMais Goias é um exemplo de boas práticas adotadas no Brasil e serve como referência para outras unidades da federação. Com essa distinção, Goiás reafirma sua posição como um estado líder na alfabetização e educação pública.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp