Visitas guiadas à nova basílica é novidade da Romaria do Divino Pai Eterno

Os visitantes que participarem da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, que começa oficialmente nesta sexta-feira, 23, vão aproveitar uma novidade nesta edição. Uma das atrações é a visita guiada ao novo Santuário Basílica, que está sendo construído desde 2012.

Até 2 de julho, ônibus vão sair da Vila São Cottolengo quatro vezes ao dia: às 9h, 11h, 14h e 16h. O canteiro estará aberto das 8 às 18 horas. Engenheiros e arquitetos vão explicar o presente e o futuro da obra.

Para participar, os romeiros devem se inscrever com as equipes do Santuário que estarão dispostas no local. É possível visitar o local da obra com veículo próprio, porém não poderão integrar os grupos das visitas guiadas no Santuário.

Os visitantes vão poder ver de perto a magnitude da futura nova basílica, que terá 450 mil m² de área construída – atualmente a edificação já atinge 62 metros de altura. De acordo com o padre Marcos Aurélio, o objetivo é aproximar o romeiro do canteiro de obras do Novo Santuário.

Durante a visita, os fiéis também terão a oportunidade de conferir a conclusão da parte de alvenaria da Capela do Batismo e a construção da Capela do Santíssimo, das estruturas gêmeas. O local deve abrigar cerca de 10 mil pessoas e nas celebrações campais, cerca de 300 mil. Além disso, o estacionamento foi projetado para 30 mil veículos.

Sinos

A parte mais alta da estrutura será a torre dos sinos, que terá 110 metros de altura. O grande sino, chamado de Vox Patris, foi fabricado a Polônia e pesa 55 toneladas, com 4 metros de altura e 4,5 de diâmetro. A previsão é que ele chegue em Trindade entre dezembro deste ano e janeiro de 2024.

Além do Vox Patris, outros quatro sinos também integrarão a torre e foram batizados com os nomes de evangelistas, São Marcos, São Mateus, São Lucas e São João. A Afipe criou um link em sua página na internet para que os fiéis possam acompanhar ao vivo as obras – CLIQUE AQUI.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp