O Estado de Goiás obteve o 10º menor índice de perda de qualidade de vida do Brasil entre 2017 e 2018. O índice tem como base a Pesquisa de Orçamentos Familiares, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira, 23.
O estudo leva em consideração 50 indicadores, avaliados de zero a 1. Moradia, vizinhança, serviços financeiros, condições ambientais, serviços de saneamento básico, energia elétrica, saúde, alimentação, educação, transporte e lazer são alguns. Goiás aparece com 0,165.
O estado apresentou melhora em relação ao último levantamento, feito em 2008. Na comparação dos dois períodos, as maiores diferenças foram em moradia, transporte e lazer. No quesito moradia houve um aumento de 8,1% para 15,2%, já no transporte e lazer houve queda de 27,3% para 21,6%, uma perda de 5,7 pontos percentuais.
A lista é liderada pelos estados de Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro e o vizinho Mato Grosso do Sul. Goiás fica abaixo da média nacional que é de 0,157.