Nesta quarta-feira, 28, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE) divulgou os resultados do Censo Demográfico de 2022. De acordo com os primeiros dados populacionais, Goiânia é a décima cidade mais populosa do Brasil, com mais de 1,4 milhão de pessoas.
O novo Censo indicou que a capital goiana tem população maior do que Porto Alegre (RS), São Luís (MA) e João Pessoa (PB). As três cidades brasileiras com as maiores populações são São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF).
Em comparação com os dados do Censo realizado em 2010, Goiânia apresentou um crescimento de 10,40% no número de pessoas morando na cidade, seguindo a tendência apresentada também por outras cidades da Região Centro-Oeste do País, como Brasília (DF), cujo crescimento foi de 9,60%, e Campo Grande (MS), 14,10%.
Mesmo com as taxas no crescimento populacional registradas nas cidades do Centro-Oeste, a região geográfica é a menos populosa do País, com 16,3 milhões de habitantes, equivalente a 8% da população brasileira. Três dos quatro estados da Região Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, concentram 39,9% da população.
Taxa de crescimento populacional no País é a menor desde o primeiro Censo
Em todo o Brasil, o crescimento populacional entre 2010 e 2022 foi de 6,5%, o que equivale a 12,3 milhões de pessoas a mais. Anualmente, essa taxa de crescimento é de 0,52%, sendo a menor taxa registrada pelo IBGE desde o primeiro Censo realizado em 1872.