Goiás é o terceiro estado com maior aumento domiciliar no Brasil

Goiás ocupa a terceira posição no ranking de aumento de domicílio do Brasil. Conforme o Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 28, o estado ultrapassou a marca de 3,2 milhões de domicílios, representando uma alta de 44,8% em comparação ao último levantamento, feito em 2010.

Além disso, Goiás apresentou mais de 7 milhões de residentes, aparecendo na 11ª posição na lista de estados mais populosos. Ainda de acordo com os primeiros dados do levantamento, o estado é o terceiro em maior crescimento populacional absoluto, ficando atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina. Em relação a crescimento, se comparado a última pesquisa, Goiás está acima da média nacional, com 17,5%.

Municipal

Além do destaque estadual, os municípios goianos também tiveram ressalto. Considerada a cidade mais populosa de Goiás, com 1.437.237 residentes, Goiânia aparece entre os dez municípios mais populosos do país, estando a frente de grandes capitais como Porto Alegre e Belém.

Abadia de Goiás e Goianira também receberam grande visibilidade ao assumirem o primeiro e terceiro lugar, respectivamente, no ranking nacional de maiores aumentos de domicílios, apresentando alta de quase 200%. Outro destaque goiano foi em Senador Canedo, eleita a cidade com maior aumento relativo de população do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Atualmente, o município 155 mil moradores.

Regional

Segundo a prévia dos dados do IBGE, no Centro-Oeste a população total calculada foi de 16.492.326. Se analisarmos separadamente os estados, Goiás segue liderando com 6.950.976. Em seguida vem Mato Grosso (3.784.239), Distrito Federal (2.923.369) e Mato Grosso do Sul (2.833.742). O superintendente do IBGE em Goiás, Edson Roberto Vieira, explica que o crescimento da região se deve a fatores econômicos e ao agronegócio.

“Goiás foi o terceiro estado com maior crescimento em termos absolutos. Então teve um crescimento também relativo quase três vezes superior do que o registrado em nível nacional e, no Centro-Oeste, tivemos um destaque para o estado de Mato Grosso, juntamente com Goiás, e isso mostra que a participação do Centro-Oeste, em relação às demais macrorregiões do Brasil, cresceu. Isso pode ter relação com o crescimento do agronegócio. O PIB do agronegócio representa duas vezes mais em Goiás do que em nível nacional. A gente percebe uma migração de outras macrorregiões para o Centro-Oeste”, destaca Vieira.

No Brasil

Em nível nacional, o Censo Demográfico 2022 concluiu que a população brasileira cresceu em 12,3 milhões de pessoas, se comparado a 2010. Há 13 anos, o Brasil tinha 190,7 milhões de habitantes, e agora, tem 203 milhões, ou seja, uma alta de 6,4%.

No quesito domiciliar, o aumento foi de 34%, uma vez que em 2010 eram 67,5 milhões e agora são 90,6 milhões de domicílios. Isso traz uma segunda análise, em relação a diminuição de moradores por residência, que agora são em média 2,79.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos