Desfile de carros de boi reúnem cerca de 300 veículos na Romaria de Trindade

A Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, foi palco do tradicional desfile de carros de boi nesta quinta-feira, 29. A atração é um dos principais momentos da festa e reuniu cerca de 300 veículos. O evento já recebeu aproximadamente 900 mil pessoas nos primeiros dias de celebração.

O desfile começou por volta de 7h30, na Praça da Igreja Matriz, seguindo até o Carreiródromo. O costume atrai muitas comitivas que saem das cidades do interior de Goiás para participar da cerimônia.

Após o desfile dos carreiros, cavaleiros e muladeiros, os fiéis participar da Missa das Obras Sociais Redentoristas  no Santuário Basílica. Além disso, ao fim da missa, há a participação das Paróquias do Vicariato Nossa Senhora Auxiliadora da Arquidiocese de Goiânia.

O padre João Bosco de Deus, da Paróquia de Trindade, reconhecida por lei Capita da Lei, afirma que os primeiros a peregrinarem no município foram os carreiros que participaram do desfile.

“Para nós, eles têm uma importância muito grande, foram os primeiros a chegar com suas famílias. Saindo da roça em carros de boi para chegar em Trindade e demonstrar a sua fé. Tamanha importância que virou patrimônio da humanidade”, diz.

Um deles, que faz a peregrinação há 23 anos, diz que os bois que puxam os carros de madeira são preparados por um ano para a Romaria e cada animal atende pelo próprio nome. O carreiro sai de Turvânia e conta que a viagem para participar do desfile, que dura pouco mais que 70 km, acontece em seis dias.

Patrimônio Cultural Brasileiro

A Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiros em 2016. O título foi dado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). Além disso, a festa foi inscrita no Livro de Registro das Celebrações.

Acomodação dos carreiros

Os carreiros não precisam se preocupar com hotéis, pousadas ou aluguel de casa ou cômodo. A Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) os acolhe durante o período de festa em um espaço preparado pela Igreja Católica. Assim, bois também terão lugar para ficar no período de Romaria.

Segundo o padre João Bosco, uma Pastoral dos Carreiros foi criada para acompanhar as famílias que vão até o Santuário e depois o retorno para suas casas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos