Saúde Mais Perto de Você terá nova edição neste sábado, 1º

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza, no próximo sábado, 01, a 13ª edição do Programa Saúde Mais Perto de Você. A ação ocorrerá no Centro de Saúde (CS) Michelle Muniz, Praça Abel Coimbra, 350, Setor Cidade Jardim. Os atendimentos serão das 8h às 17h.

O CS conta com seis médicos – sendo um pediatra, dois ginecologistas e três generalistas – e oito cirurgiões-dentistas. No local são atendidas consultas marcadas pelo 0800-646-560 e por mensagens do WhatsApp 3524-6305. A unidade ainda conta com farmácia, inclusive com entrega de fitas HGT (para medição de glicemia), vacinas, consultas com enfermagem, tratamento de Hanseníase e Tuberculose, retirada de pontos, curativos, acompanhamento do Bolsa Família, planejamento familiar, além de atendimentos de crianças dentro do Programa Saúde nas Escolas (PSE)

O Centro de Saúde acaba de passar por revitalização e é a primeira unidade a contar com Wi-Fi. “O Michele Muniz é a 14ª unidade de saúde que já está com a parte de infraestrutura totalmente recuperada, o que nos traz grande alegria. São melhorias para os usuários do SUS e para os trabalhadores da saúde. A internet gratuita é um grande avanço que vamos levar a outras unidades”, destaca o prefeito Rogério Cruz

O secretário de Saúde, Durval Pedroso, explica que, neste sábado, o CS Michelle Muniz vai oferecer todos os serviços que fazem parte da rotina da unidade e ainda os que são levados pelo Mais Perto de Você. “A intenção desse projeto é realmente acrescentar o que a população recebe ali naquela unidade de saúde. Ou seja, aqueles rotineiros como vacina, verificação de glicemia e pressão arterial, testagem de infecções transmissíveis (ISTs), exames de prevenção de colo de útero e mama, atendimento médico, de enfermagem e odontológico. A população terá acesso a todos os outros serviços que fazem parte do Mais Perto de Você”, afirma.

Dentro do programa, são previstas 400 consultas oftalmológicas, 300 exames de ultrassonografia (transvaginal, de articulações, abdominal, tireoide, mamária e de próstata), além de eletrocardiograma e práticas integrativas. A distribuição dos exames será feita da mesma forma que nas edições anteriores, sendo 50% por demanda espontânea e 50% para os cadastrados no Sistema de Informação do Complexo Regulador Municipal.

Balanço

Desde o início do Programa Saúde Mais Perto de Você, em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Goiânia já realizou 15.961 atendimentos. Dentre eles estão: 5.374 consultas e exames oftalmológicos, 3.043 doses de vacinas aplicadas, 2.319 ultrassonografias, 1.467 consultas médicas, 827 procedimentos de práticas integrativas e complementares em saúde, dentre elas a auriculoterapia.

Nas 12 primeiras edições também foram realizados 678 eletrocardiogramas, 710 aferições de glicemia e pressão arterial, 353 testes de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), 367 coletas para exames de prevenção de câncer de colo de útero, 302 solicitações de mamografias, 255 exames de prevenção de Câncer Bucal e 177 exames de Doppler.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Policial Militar é indiciado por homicídio doloso após atirar em estudante de medicina

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou que as câmeras corporais registraram a ocorrência. O autor do disparo e o segundo policial militar que participou da abordagem prestaram depoimento e permanecerão afastados das atividades operacionais até a conclusão das apurações. A investigação abrange toda a conduta dos agentes envolvidos, e as imagens das câmeras corporais serão anexadas aos inquéritos conduzidos pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
 
O governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo, lamentou a morte de Marco Aurélio por meio de rede social. “Essa não é a conduta que a polícia do Estado de São Paulo deve ter com nenhum cidadão, sob nenhuma circunstância. A Polícia Militar é uma instituição de quase 200 anos, e a polícia mais preparada do país, e está nas ruas para proteger. Abusos nunca vão ser tolerados e serão severamente punidos,” disse o governador.
 
O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Silva, avalia que há um retrocesso em todas as áreas da segurança pública no estado. Segundo ele, discursos de autoridades que validam uma polícia mais letal, o enfraquecimento dos organismos de controle interno da tropa e a descaracterização da política de câmeras corporais são alguns dos elementos que impactam negativamente a segurança no estado. O número de pessoas mortas por policiais militares em serviço aumentou 84,3% este ano, de janeiro a novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, subindo de 313 para 577 vítimas fatais, segundo dados divulgados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) até 17 de novembro.
 
O Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp) do MPSP faz o controle externo da atividade policial e divulga dados decorrentes de intervenção policial. As informações são repassadas diretamente pelas polícias civil e militar à promotoria, conforme determinações legais e resolução da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos