A população de Goiás tem até esta sexta-feira, 30, para participar da elaboração do planejamento do Estado para os próximos quatro anos. A consulta pública realizada pelo Executivo, por meio da Secretaria da Economia, já teve cerca de 740 contribuições e está disponível no Portal do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.
Ao clicar em Participe do PPA, o internauta é direcionado ao formulário, pelo qual poderá escolher as políticas públicas prioritárias em cada eixo do PPA, que é a principal ferramenta de planejamento governamental de médio prazo.
PLANO PLURIANUAL 2024-2027
O participante selecionará demandas nas áreas social; de segurança pública e justiça; gestão responsável e transformadora; desenvolvimento econômico e sustentável; infraestrutura; educação; saúde; inovação, ciência e tecnologia. Além de selecionar as políticas públicas, o cidadão também poderá sugerir iniciativas ou serviços que sejam necessários à população.
“Estamos em um trabalho colaborativo, com todas as secretarias integradas, procurando conciliar a governança, o plano de governo do governador Ronaldo Caiado, o diagnóstico, a realidade fiscal e o próprio esforço de identificação de projetos estratégicos em que agora se incorpora a participação social”, explica a secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes.
FOCO NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
O planejamento dos próximos quatro anos terá foco no desenvolvimento regional e incluirá programas já estruturados e em andamento, além de novas iniciativas e serviços. “O Estado de Goiás é um dos que mais crescem no Brasil. Nós queremos mais, e é com a ajuda de todos que vamos atingir esse objetivo”, reforça a secretária.
CRONOGRAMA
A construção do PPA é coordenada pela Subsecretaria Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Secretaria da Economia, que é responsável pela formulação de políticas públicas, supervisão de normas e diretrizes e orientação técnica às unidades setoriais. O fechamento da proposta do projeto de lei do PPA-2024-2027 deve ocorrer entre 17 de julho e 4 de agosto.
O PPA 2024-2027 será encaminhado até o dia 31 de agosto à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.