Plano Plurianual 2024-2027: consulta pública termina nesta sexta-feira, 30

Plano Plurianual 2024-2027: consulta pública termina nesta sexta-feira, 30

Plano Plurianual 2024-2027: consulta pública termina nesta sexta-feira, 30

A população de Goiás tem até esta sexta-feira, 30, para participar da elaboração do planejamento do Estado para os próximos quatro anos. A consulta pública realizada pelo Executivo, por meio da Secretaria da Economia, já teve cerca de 740 contribuições e está disponível no Portal do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

Ao clicar em Participe do PPA, o internauta é direcionado ao formulário, pelo qual poderá escolher as políticas públicas prioritárias em cada eixo do PPA, que é a principal ferramenta de planejamento governamental de médio prazo.

PLANO PLURIANUAL 2024-2027

O participante selecionará demandas nas áreas social; de segurança pública e justiça; gestão responsável e transformadora; desenvolvimento econômico e sustentável; infraestrutura; educação; saúde; inovação, ciência e tecnologia. Além de selecionar as políticas públicas, o cidadão também poderá sugerir iniciativas ou serviços que sejam necessários à população.

“Estamos em um trabalho colaborativo, com todas as secretarias integradas, procurando conciliar a governança, o plano de governo do governador Ronaldo Caiado, o diagnóstico, a realidade fiscal e o próprio esforço de identificação de projetos estratégicos em que agora se incorpora a participação social”, explica a secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes.

FOCO NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O planejamento dos próximos quatro anos terá foco no desenvolvimento regional e incluirá programas já estruturados e em andamento, além de novas iniciativas e serviços. “O Estado de Goiás é um dos que mais crescem no Brasil. Nós queremos mais, e é com a ajuda de todos que vamos atingir esse objetivo”, reforça a secretária.

CRONOGRAMA

A construção do PPA é coordenada pela Subsecretaria Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Secretaria da Economia, que é responsável pela formulação de políticas públicas, supervisão de normas e diretrizes e orientação técnica às unidades setoriais. O fechamento da proposta do projeto de lei do PPA-2024-2027 deve ocorrer entre 17 de julho e 4 de agosto.

O PPA 2024-2027 será encaminhado até o dia 31 de agosto à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito com obras de Weber e Beethoven

Nesta sexta-feira, 22, às 20h30, a Orquestra Filarmônica de Goiás realizará um concerto gratuito na Paroquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges, localizada no Setor Nova Suiça, em Goiânia. Este evento faz parte da série “Relembre o Futuro” e será regido pela maestra associada Mariana Menezes.
 
Durante a apresentação, serão executadas duas obras icônicas da música clássica alemã: a abertura Oberon, de Carl Maria von Weber, e a Sinfonia no 6 em Fa Maior, opus 68, também conhecida como Sinfonia Pastoral, de Ludwig van Beethoven. Ambos os compositores são considerados pilares da música clássica alemã e viveram entre os séculos 18 e 19, um período de grande sucesso para a ópera na Europa.
 
Oberon, uma ópera romântica em três atos, foi composta por Carl Maria von Weber com base no libreto de James Robinson Planche, inspirado no poema de Christoph Martin Wieland. Já a Sinfonia Pastoral de Beethoven teve o propósito de descrever as sensações experimentadas nos ambientes rurais e é uma das obras mais conhecidas da fase romântica do compositor.

Orquestra Filarmônica de Goiás

Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás está ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu Franca. A instituição é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.
 
Este concerto gratuito é uma oportunidade única para os amantes da música clássica de Goiânia e região. Com a regência de Mariana Menezes, a Orquestra Filarmônica de Goiás promete uma noite memorável, resgatando a essência da música clássica alemã através das obras de Weber e Beethoven.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos