O prefeito Rogério Cruz destacou a dedicação da gestão com a capital e anunciou que mais 24 praças estão prontas para serem entregues para a população, durante inauguração de unidade no Setor Carolina Parque, na noite desta quinta-feira, 29. A unidade foi construída pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e conta com playground com quatro brinquedos, academia ao ar livre com 10 aparelhos, e pet place, além de piso tátil direcional, para dar mais segurança às pessoas com visão reduzida.
“Nós temos uma dedicação diária à Goiânia. Para vocês terem ideia, a Comurg tem projetos para 82 novas praças em Goiânia e 24 já estão prontas para a inauguração”, disse Rogério Cruz. O prefeito também destacou a parceria com vereadores da capital e a importância do trabalho da Câmara Municipal para ajudar a identificar as melhores soluções para a cidade.
“Vereador Juarez Lopes, muito obrigado pela sua parceria com a nossa gestão. Os vereadores fazem esse trabalho importante: solicitar em nome da população, destinar emendas impositivas para construir belas praças como essa que inauguramos hoje”, afirmou. A obra recebeu uma emenda impositiva do vereador Juarez Lopes, no valor de R$ 350 mil para auxiliar na execução.
O presidente da Comurg, Alisson Borges, iniciou o discurso falando sobre a felicidade de entregar mais um equipamento público de qualidade para a população. “Hoje nós estamos entregando uma praça, um equipamento público de qualidade, com pergolado, com piso emborrachado no playground, uma estrutura que marca e melhora a qualidade de vida de toda a região”, afirmou.
Com área total de 7 mil metros quadrados, o espaço de lazer e prática esportiva foi construído pela Comurg. A praça conta com playground com quatro brinquedos, academia ao ar livre com 10 aparelhos, e pet place com cinco itens voltados à recreação de cães e gatos. A área de convivência tem 369 metros quadrados, com pavimentação em concreto usinado composta por 1.531 unidades de piso tátil direcional, para dar mais segurança às pessoas com visão reduzida.
O mobiliário é composto por 16 bancos em concreto polido, 12 lixeiras metálicas, oito mesas de xadrez e 40 metros quadrados de alambrado em tela losangular galvanizada, que cercam o pet place e o playground.
O vereador Juarez Lopes agradeceu o prefeito pela execução da praça e disse que o prefeito teve coragem de realizar obras vitais, como as de drenagem urbana, que ficam embaixo do solo. “Nós temos que ter responsabilidade em ajudar o prefeito a transformar Goiânia nesse canteiro de obras. Na Câmara Municipal, no meu gabinete, saiba que o senhor pode contar com minha parceria e solidariedade”, disse.
Coragem
O secretário municipal de Infraestrutura, Denes Pereira, ressaltou que o prefeito Rogério Cruz teve coragem de enfrentar problemas históricos da capital. “Eu posso dizer porque tenho aqui a satisfação de trabalhar na prefeitura há dezoito anos e ter acompanhado gestões exitosas nesse período: prefeito Rogério Cruz, vossa excelência tem que ser chamado de ‘o prefeito que cuida das pessoas’, de ‘o prefeito da infraestrutura’, mas, acima de tudo, de ‘o prefeito da coragem’. O senhor tem metido o dedo em feridas antigas que ninguém teve coragem de enfrentar”, disse.
Citando os avanços promovidos pela administração, Denes Pereira destacou ainda o equilíbrio fiscal da gestão do prefeito Rogério Cruz. “Passamos pela pandemia (de Covid-19) com todas as cidades do Brasil com dificuldade financeira, um caos fiscal. O senhor, com mão de ferro, conseguiu, além de enfrentar a pandemia, cuidar das pessoas, fazer o maior pacote de investimento da história da capital com R$ 1,7 bilhão em investimentos por meio do programa Goiânia Adiante”, afirmou.
Homenagem
A estrutura recebeu o nome de Praça dos Gaúchos, em homenagem aos irmãos Lídio e Lírio Fuhr, que cuidavam do local antes que a prefeitura fizesse a intervenção. Reni Fuhr é esposa de Lídio e conta como era a situação quando os familiares decidiram fazer a manutenção por conta própria.
“Aqui era puro mato. Chegamos até mesmo a sermos assaltados aqui. Aí meu esposo e meu cunhado começaram a roçar, os vizinhos ajudando a comprar gasolina e fio para roçadeira. Depois plantaram umas árvores e começou a melhorar, mas ainda não tinha nada de lazer”, explica. “Agora está muito, muito bom. A gente nem pensava que ficaria tão bom assim. Está aprovadíssimo”, diz.
Karita Lorraine, moradora do Carolina Parque, conta que a praça trouxe qualidade de vida para ela e para o filho, que é uma criança autista. “Foi uma salvação. Eu tenho um filho de três anos que é especial. Deu 17 horas nós vamos para praça e ficamos até às 20 horas. Aí ele brinca, corre, anda de bicicleta, vai pro escorregador, balanço. Utiliza isso tudo aqui do começo ao fim. Até a médica elogiou, disse que é isso que ele precisa, correr, fazer atividade. Eu amei”, relata.
Também participaram da solenidade os secretários Marcelo Torrubia (Mobilidade) e Cida Garcez (Direitos Humanos e Políticas Afirmativas); e o deputado estadual Clécio Alves.