5ª Meia Maratona Internacional de Goiás será realizada neste domingo, 02

Com apoio da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp), acontece, neste domingo ,02, na capital, a 5ª Meia Maratona Internacional de Goiás, com percursos de cinco, 10 e 21 quilômetros. A largada acontece ao lado do Paço Municipal. Evento é organizado pela Associação Sociocultural e Desportiva do Estado de Goiás (Ascudeg).

A prova terá largada a partir de 06h30, com trajeto pelas ruas do Jardim Goiás, Setor Sul e Residencial Alphaville Flamboyant, com retorno ao Paço Municipal, no Park Lozandes. Todos os participantes que completarem a prova no tempo máximo previsto receberão uma medalha. Os mais bem colocados nas categorias elite masculino e feminino terão premiações em dinheiro.

De acordo com a organização da corrida, cerca de 5 mil atletas se inscreveram, sendo que 2 mil vagas foram destinadas de forma gratuita a pessoas de baixa renda, com o objetivo de levar mais oportunidades a todos com esporte saudável e qualidade de vida. Além de atletas de Goiás, e de outros estados, a prova contará com participantes de outros países.

O secretário municipal dos Esportes, Danilo Rabelo, destaca a importância de um evento como este, em Goiânia. “É uma prova grandiosa, onde atletas de todo Brasil e outros países participam em nossa capital. Goiânia está em evidência no cenário esportivo do país”, diz.

Para sua realização, a maratona tem empenho de emendas impositivas de vereadores da capital, que tiveram como destino a Associação Sociocultural e Desportiva do Estado de Goiás. O regulamento pode ser acessado pelo link: www.meiamaratonagoias.com.br

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos