Por hora, dez motoristas são flagrados usando celular enquanto dirigem em Goiás

Por hora, dez motoristas são flagrados usando celular enquanto dirigem, diz DETRAN-GO

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) informou que, no primeiro semestre de 2023, foram flagrados, por hora, dez motoristas usando celular enquanto dirigiam.

Os dados do órgão indicam que foram 43,3 mil infrações nos últimos seis meses, o que equivale a uma média de 239 flagrantes por dia. Em comparação ao mesmo período em 2022, Goiás apresentou um aumento de 6,2%.

Apesar de usar o celular enquanto dirige não ser considerado um crime de trânsito segundo a legislação brasileira, o uso é considerado uma infração gravíssima e a penalidade prevista é de multa no valor de R$ 293,47 e mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CHN), segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) realizado em 2021, pelo menos 250 mil condutores foram flagrados utilizando o celular no trânsito, colocando suas vidas e de outros em riscos em todo o País. O maior número de flagrantes ocorreu em março, com mais de 37 mil do ano do levantamento.

A Abramet informa que o estado de São Paulo é o que mais registro desse tipo de infração. Foram 91.362 ocorrências em 2021, concentrando 22% das infrações registradas em todo o País. Em Goiás, foram 16.971 infrações contabilizadas, no mesmo ano, segundo a Abramet.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos