Prefeitura de Goiânia projeta recolher mais de 7,8 mil itens inservíveis no mês de julho, por meio do Cata-treco

O Cata-treco, serviço da Prefeitura de Goiânia responsável pelo recolhimento em domicílio de móveis e eletrodomésticos indesejados, funcionará normalmente durante as férias escolares de julho. Mantido e executado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), serviço deve coletar, no período, 7.840 itens, incluindo geladeiras, armários, camas, colchões e sofás.

De acordo com o presidente da Comurg, Alisson Borges, serão atendidas 2 mil ordens de serviço ao longo do mês. “O morador vai separar os itens que quer descartar, desmontando móveis, se necessário. Depois, vai solicitar atendimento através de um dos nossos canais. Nossos colaboradores, então, irão de caminhão até a residência buscar os objetos. Tudo de graça, sem complicação”, explica Borges.

O objetivo do Cata-treco é evitar o descarte inadequado de móveis, eletrodomésticos e outros itens domésticos em vias públicas, lotes baldios, praças e margens de córregos. O descarte irregular contribui para a poluição do meio ambiente e traz problemas como a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito Aedes aegypti, transmissor de graves doenças, como dengue, zika e chikungunya.

Qualquer cidadão morador de Goiânia pode solicitar o serviço do Cata-treco por meio de agendamento prévio via WhatsApp, no número (62) 98596-8555, telefone (62) 3524-8555 ou pelo aplicativo Prefeitura 24h. Todo o material recolhido é destinado a cooperativas parceiras, responsáveis por realizar a destinação sustentável através da reciclagem ou reaproveitamento dos itens.

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Senacon prepara orientações para compras seguras e conscientes durante a Black Friday

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um guia com orientações e direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor para orientar os brasileiros a aproveitarem as promoções da Black Friday de forma mais segura e consciente. O evento comercial deste ano ocorre em 29 de novembro.
 
O guia surge em um contexto de crescimento das compras online no Brasil e do aumento das reclamações durante grandes eventos de promoção, como ofertas falsas, preços inflacionados antes dos descontos e problemas na entrega de produtos. Na edição de 2023, as plataformas de proteção ao consumidor receberam mais de 7 mil queixas de cidadãos frustrados com falsas promessas de descontos e de vantagens.
 
A Senacon informou que vai monitorar o mercado e atuar em parceria com órgãos de defesa do consumidor para coibir irregularidades e aplicar sanções a empresas que desrespeitarem os direitos dos consumidores. Além disso, a secretaria incentiva o uso da plataforma Consumidor.gov.br para a resolução direta de conflitos entre consumidores e empresas cadastradas. Mais de 80% das reclamações registradas no portal têm desfecho positivo.
 
O guia destaca pontos que os consumidores devem observar antes, durante e depois da compra:
  • Pesquisa Prévia de Preços: Para evitar armadilhas, a Senacon recomenda monitorar os preços com antecedência. Ferramentas de comparação online podem ser grandes aliadas.
  • Desconfie de Ofertas Muito Abaixo do Mercado: Produtos com preços extremamente reduzidos podem esconder armadilhas, como golpes em sites fraudulentos.
  • Verifique a Reputação do Vendedor: Antes de comprar, o consumidor deve consultar a reputação da loja em sites de reclamações e verificar se o CNPJ do fornecedor está ativo. Pela plataforma RedeSim, é possível consultar o CNPJ das empresas.
  • Leia a Descrição Completa do Produto: A ausência de informações claras pode configurar uma violação ao Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito a informação adequada sobre características, riscos e restrições do produto.
  • Direito de Arrependimento: Para compras feitas fora do estabelecimento físico, como pela internet ou por telefone, o consumidor tem até sete dias úteis para desistir, sem precisar de justificativa.
  • Garantia Contra Práticas Abusivas: O Código de Defesa do Consumidor protege contra publicidade enganosa e cláusulas abusivas em contratos, como cobranças indevidas ou falta de suporte técnico após a venda.
  • Cuidado com Fretes e Prazos de Entrega: O guia alerta que o fornecedor é obrigado a informar, com clareza, os custos de frete e os prazos de entrega antes da finalização da compra.

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