A atriz Claudia Raia se postou um vídeo no Instagram se desculpando após ser criticada por usar um termo capacitista durante a participação no programa “Mais Você”. No vídeo postado na última terça-feira, 04, Claudia pede perdão por ter se referido a ela mesma e ao seu marido, Jarbas Homem de Mello, como “retardados”.
O termo foi indevidamente utilizado durante uma conversa com a apresentadora Ana Maria Braga, em que a atriz comentava sobre o desenvolvimento e a rotina com o filho, Luca, de 4 meses. “Ele olha tudo, é o olhinho que tudo vê”, diz Claudia. Dando continuidade, a apresentadora diz que nessa fase, a criança começa a perceber e não vê apenas vultos, conseguindo agora reconhecer as pessoas.
Em seguida, a atriz concorda. “Ele já reconhece, sabe quem é quem. Agora ele aprendeu a brincar de esconder. A gente parece um bando de retardados”, relatou. O diálogo segue e Jarbas diz que todos os dias é uma descoberta nova e que ficam “vibrando”.
Após o diálogo, alguns internautas dispararam críticas contra Claudia pelo uso do termo capacitista. “Me dói tanto quando as pessoas usam sem saber que está errado. Eu já cheguei a brigar por isso. É uma palavra tão pesada, tão ofensiva”, disse.
Reconheceu o erro
Em vídeo, Claudia se desculpa pelo erro cometido no programa. “Oi gente, tudo bem? Estou aqui para pedir desculpas por uma palavra indevida que eu usei no ‘Mais Você’. A gente está aprendendo todos os dias, né? A falar, a usar as palavras devidamente”, inicia.
Em seguida, a atriz reforça o pedido de perdão e agradece o alerta dos internautas. “Então, está aqui meu pedido de desculpas, porque a gente aprende todo dia, e é bom a gente estar sempre alerta e com vocês mostrando para a gente o que é certo e o que é errado, tá bom? Beijo”, finaliza.