Abertas as inscrições para a 2ª edição da Copa Quilombola de Futebol

Torneio que envolve e movimenta os povos mais tradicionais do estado, a 2ª Copa Quilombola de Futebol está com as inscrições abertas.

O torneio terá quatro etapas regionais e a fase final, em Goiânia, e vai acontecer a partir do dia 15 de setembro a 1º de outubro.

Estão aptos a participar os moradores das 58 comunidades remanescentes de quilombos goianos, catalogadas pela Fundação Palmares. A expectativa é de contar com a participação de mais de 2 mil pessoas.

O Governo de Goiás oferece todo o suporte logístico para a realização da competição, como estrutura para alojamento e refeitório para alimentação, como já é feito nos Jogos Abertos, além de transporte das delegações da sua comunidade até a cidade onde será a sua etapa.

Todas as comunidades com equipes participantes também vão receber materiais esportivos em contrapartida, como uma forma de fomentar a prática esportiva na região. Este ano os jogos serão em campos gramados.

2ª Copa Quilombola

 

Organizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, a Copa Quilombola também é uma ação do Goiás Social, programa que desenvolve conjunto de políticas públicas voltadas para famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade.

“Uma das grandes marcas da gestão do governador Ronaldo Caiado é o social. De nada adianta termos estruturas, se não existir o cuidado com o ser humano. O desafio será muito grande de conseguir desenvolver um evento ainda maior e melhor, como foi a edição 2022″, concluiu o secretário.

O campeonato teve a sua primeira edição realizada em 2022, e contou com a participação de 39 equipes, sendo 32 masculinas e sete femininas. Os títulos inéditos ficaram com a Comunidade Vão do Moleque, de Cavalcante, entre os homens, e João Borges Vieira, de Uruaçu, entre as mulheres.

Cronograma e inscrições

 

A 2ª edição da Copa Quilombola será realizada em três fins de semana, com duas etapas regionais acontecendo simultaneamente.

A bola começa a rolar entre os dias 15 e 17 de setembro, nas cidades de Piracanjuba e Niquelândia. No fim de semana seguinte acontecem as etapas de Posse e Cavalcante. Os campeões de cada regional se enfrentam na fase final, em Goiânia, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro.

Cada comunidade quilombola catalogada pode inscrever uma equipe masculina e uma feminina, com até 22 jogadores e três integrantes da comissão técnica.

O regulamento e a ficha de inscrições estão disponíveis pelo site www.esporte.go.gov.br/programas/copa-quilombola. O período de inscrições vai até o próximo dia 4 de agosto.

Cronograma

Inscrições: 03/07 a 04/08

Jogos

15 a 17/09: Etapas de Piracanjuba e Niquelândia

22 a 24/09: Etapas de Posse e Cavalcante 29/09 a 01/10: Fase final em Goiânia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Processo de impeachment de Augusto Melo avança no Corinthians: entenda os próximos passos

Na próxima quinta-feira, 28, o Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians votará o pedido de impeachment do presidente Augusto Melo. Este pode ser o passo decisivo para a destituição do mandatário alvinegro.

Durante a reunião, os conselheiros deliberarão sobre a existência de motivos que justifiquem o encaminhamento do pedido. Caso aprovado, a votação do impeachment será realizada de forma secreta, exigindo maioria simples dos votos dos conselheiros presentes. Embora o Conselho seja composto por 302 integrantes, nem todos costumam comparecer às sessões.

Se o afastamento for aprovado, Augusto Melo será afastado preventivamente até que uma assembleia geral de associados tome a decisão final. O Conselho terá até cinco dias para convocar essa votação, embora o prazo para a realização da assembleia não seja definido.

Na assembleia, os sócios decidirão de forma definitiva, também por maioria simples. Enquanto isso, o cargo de presidente será ocupado pelo 1º vice-presidente, Osmar Stábile, como previsto no Artigo 108 do estatuto do clube.

Caso o impeachment se confirme, o presidente do Conselho Deliberativo terá até 30 dias para convocar uma eleição indireta. Nesse pleito, apenas os conselheiros vitalícios ou aqueles com pelo menos dois mandatos terão direito a voto.

A votação do impeachment será um momento crucial na política interna do Corinthians, podendo trazer mudanças significativas para o comando do clube.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp