Suspeito de falsificar registros de CAC é preso em Professor Jamil

Uma operação da Polícia Federal (PF) do município de Jataí, nesta quarta-feira, 12, prendeu um despachante suspeito de falsificar registros para Colecionador, Atirador ou Caçador (CAC), em Professor Jamil, no centro-sul de Goiás. Na ocasião, a PF cumpriu dois mandatos, sendo um de busca e apreensão e o outro de prisão.

De acordo com a Polícia, o suspeito atuava em processos para adquirir o registro do CAC utilizando documentos falsos.

As investigações iniciaram após o 41º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro de Jataí identificar fraudes nos processos movidos pelo investigado. O suspeito apresentou mais de 70 documentos falsos, como declarações de filiação à entidade de tiro, laudos psicológicos, comprovantes de capacidade técnica para manuseio de arma de fogo, comprovantes de ocupação lícita, comprovantes de residência, declaração de guarda do acervo e certidões de antecedentes criminais.

A falsificação do suspeito possibilitava que pessoas que não possuem os registros necessários para ter armas e munições obtivessem os equipamentos de forma ilegal. As investigações também determinaram que o registro de CAC de um dos envolvidos fosse cancelado, bem como a apreensão dos objetos.

Se condenado, o suspeito deve responder por falsificação de documentos público e particular, falsidade ideológica e uso de documento falso, sujeito a pena de até 19 anos de prisão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos