Cartório faz campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para a ONG

O Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia (1ºRIGO) arrecada, até 19 de julho, Dia da Caridade, alimentos não perecíveis para a Liiga do Bem. A ONG beneficiada atua há 16 anos, ajudando centenas de famílias com crianças hospitalizadas ou em situação de vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Goiânia.

Em 2006, a ONG deu início às ações sociais quando outra ONG, o Grupo pela Vida, pediu ajuda para atender crianças portadoras de HIV e com doação de gelatina. Jânio Pires, um dos fundadores da Liiga pelo Bem, reuniu sua equipe do trabalho e alguns amigos para arrecadar os donativos solicitados pelo Grupo pela Vida. A ação arrecadou uma tonelada de alimentos, entre leite, bolacha e gelatina.

Com isso, nasceu ONG Liiga do Bem com o propósito de ajudar mais crianças e, para isso, passou a fazer lanches no Orfanato Sol Nascente, além de continuar ajudando as crianças portadoras de HIV. Agora, a ONG tem uma estrutura que atende cerca de 200 famílias com distribuição de cestas básicas de porta em porta, especialmente aquelas gerida por mães solos e com 2 a 5 filhos, em média, que moram em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Bela Vista, Hidrolândia, Anápolis, Trindade e Goianira.

Para além dos alimentos, a Liiga do Bem acompanha o desenvolvimento das crianças atendidas e avalia suas condições de saúde, educação e higiene. “Existem casos que, infelizmente, a gente precisa de um auxílio do conselho tutelar ou, às vezes, fazer uma denúncia. Temos uma assistente social que nos auxilia, além do juizado de infância e juventude, do qual sou agente de proteção, que nos auxilia nos casos mais graves”, explica Jânio.

Esta é a terceira vez em que o 1ºRIGO realiza ações sociais para arrecadar alimentos. A iniciativa surgiu diante do aumento vertiginoso de famílias em situação de vulnerabilidade social em decorrência da pandemia em 2020. Desde então, diversos mantimentos foram doados para Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em 2020, e para Núcleo Espírita Cristão Eurípedes Barsanulfo, em 2021.

“Nós compreendemos que a situação era, e continua sendo, muito complicada para muitas pessoas e muitas famílias. Queremos continuar ajudando com um aspecto básico e essencial para o desenvolvimento humano que é o alimento”, afirma Igor França Guedes, Oficial do 1ºRIGO, diretor financeiro da Associação dos Titulares de Cartórios de Goiás (ATC-GO) e presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de Goiás (SINOREG/GO).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos