Cinco escolas da Prefeitura de Goiânia conquistam Prêmio Leia, que reconhece avanços na alfabetização

Cinco escolas que integram a rede de ensino da Prefeitura de Goiânia foram destaques nas avaliações do Programa AlfaMais Goiás e conquistaram o Prêmio Leia. As escolas municipais Moisés Santana, José Carlos Pimenta, Ary Ribeiro Valadão Filho, Professora Maria Nosídia Palmeiras das Neves e Luzia de Souza Fiuza receberão premiação no valor de até R$ 80 mil por desempenho nas avaliações que atestam avanços na alfabetização.

As escolas premiadas obtiveram os melhores resultados no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa), realizada em dezembro de 2022 com estudantes do 2º ano do ensino fundamental. O prêmio integra as ações do AlfaMais Goiás, programa que tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa.

Diretor da Escola Municipal Ary Ribeiro Valadão Filho, Cláudio José da Silva, recebeu com satisfação o resultado do prêmio. “Fomos a terceira melhor escola que alfabetiza em Goiânia, coroando um trabalho coletivo que iniciou antes da pandemia e agora é possível colher os frutos”, afirma. “A esperança é que esse prêmio fortaleça ainda mais o trabalho pedagógico com a aquisição de materiais que vão aperfeiçoar o nosso trabalho diário”, acrescenta.

A premiação das escolas com os melhores desempenhos está prevista para ocorrer na primeira semana de agosto. De início, as instituições receberão 60% do prêmio. O complemento será disponibilizado no fim do ano, após o cumprimento de metas estabelecidas pelo regulamento do Prêmio Leia.

Será necessário que as escolas cumpram os seguintes critérios: mantenham resultados positivos nas próximas avaliações e ajudem outras unidades educacionais em projetos pedagógicos de alfabetização. Os recursos serão disponibilizados às vencedoras por meio dos Conselhos Escolares, seguindo a legislação vigente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp