Economia apresenta Balanço Cidadão em live da Educação Fiscal

A Secretaria da Economia apresenta o segundo Balanço Cidadão do estado de Goiás, em live do canal do YouTube Educação Fiscal Goiás, nesta terça-feira ,18, a partir de 10 horas.

Os dados serão divulgados pela secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes, e o superintendente Central de Contabilidade e Contador Geral do Estado, Ricardo Rezende.

A iniciativa do balanço cumpre a obrigação de transmitir à sociedade a origem e a aplicação dos recursos arrecadados pelo estado, de forma acessível, em linguagem simples, sucinta e com recursos gráficos bastante didáticos.

Também participará da live a professora associada da Universidade de Brasília (UnB) Diana Vaz de Lima, que participou dos trabalhos de elaboração do Balanço Cidadão.

Balanço Cidadão

De acordo com o superintendente Ricardo Rezende, o Balanço Cidadão é um instrumento efetivo e eficaz para a Educação Fiscal, pois ajuda o cidadão a entender de onde vem e para onde vão os recursos que contribui para o estado arrecadar e anseia receber como bens e serviços da administração pública.

O primeiro Balanço Cidadão, referente ao ano de 2022, já está disponível no site da Economia.

Participantes da live poderão acessá-la no canal do Youtube Educação Fiscal Goiás, a partir de 10 horas, pelo link  .

O coordenador do Programa de Educação Fiscal da Economia, José Humberto Corrêa de Miranda, afirma que o conteúdo também será importante para públicos de outros estados, que poderão conhecer com mais detalhes a importância de um instrumento inovador de controle social da gestão pública.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp