Entre os dias 11 e 13 de julho, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) abriu as portas do Centro da Juventude Tecendo o Futuro, em Goiânia, para a realização de uma grande gincana de férias. A unidade do Governo de Goiás, que contempla as ações do Goiás Social, recebeu mais de 100 adolescentes em vulnerabilidade social ao longo dos três dias de evento. A gincana contou com atividades voltadas para a prática esportiva e teve participação gratuita e aberta à comunidade.
O objetivo da ação, de acordo com a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, foi oferecer aos jovens uma opção de lazer e entretenimento seguro durante as férias escolares. “Eu digo sempre que o governo Caiado se preocupa com as pessoas em todos os momentos, inclusive durante as férias. Lugar de criança e adolescente não é na rua, é em ambiente seguro e acolhedor onde possa adquirir conhecimento e extravasar toda a energia”, afirmou.
Beneficiada com a ação, Nátali Rodrigues, de 14 anos, afirma que a gincana de férias proporcionou mais que momentos de descontração e alegria. “Neste mês de julho não temos muito o que fazer. Inclusive, minha família se preocupa se eu ficar na rua, porque é perigoso, né? Mas, com essas atividades aqui, estamos todos em um lugar que é seguro, fazendo coisas saudáveis e ainda conhecendo novos amigos”, conta a adolescente.
O Centro da Juventude Tecendo o Futuro foi estruturado para contribuir para o desenvolvimento físico, mental e, principalmente, profissional de jovens vulneráveis. Inaugurado em junho de 2022 pelo governador Ronaldo Caiado, a unidade oferece cursos profissionalizantes e de idiomas, além de atividades esportivas e de lazer.
O Centro conta uma piscina semiolímpica para atividades aquáticas, quadra poliesportiva para aulas de vôlei, basquete, futsal, handebol, badminton e tênis de mesa, além de ambientes modernos para a prática de artes marciais, feitas em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e para aulas de música e dança, realizadas em conjunto com a Escola do Futuro em Artes Basileu França.
Todas essas atividades, oferecidas gratuitamente pelo Governo de Goiás por meio da OVG, fazem da unidade um dos melhores Centros da Juventude do Brasil. “Não é simplesmente oferecer as atividades ao longo de todo o ano, mas proporcionar bem-estar a esses meninos e meninas e ajudá-los, após a conclusão dos cursos e capacitações, no ingresso ao mercado de trabalho”, ressalta Gracinha Caiado.