“A Prefeitura está de portas abertas para atender a todos”, afirma Rogério Cruz em mais uma rodada de vistorias por obras em Goiânia

O prefeito Rogério Cruz realizou, nesta sexta-feira ,14, uma nova série de vistorias de obras pela capital. A primeira visita foi ao Parque Cascavel, no Setor Jardim Atlântico, acompanhado do vereador Paulo Magalhães, secretários e auxiliares. O prefeito conversou com os moradores e autorizou a abertura de uma via de 420 metros, ligando as avenidas Perimetral e Leblon, uma antiga demanda da região.

“Essa é uma intervenção que vai melhorar a qualidade de vida da população aqui da região. Essa é uma preocupação da nossa gestão, realizar obras que impactem positivamente a vida do cidadão”, disse o prefeito, que também agradeceu o apoio do Legislativo municipal à administração.

“Os vereadores nunca foram tão valorizados como na administração do prefeito Rogério Cruz. O senhor foi vereador por dois mandatos e sabe da importância do trabalho do vereador para a população”, afirmou Paulo Magalhães.

Portas abertas

Durante a conversa com os moradores, Rogério Cruz ressaltou que a administração tem buscado diálogo, tanto institucional, quanto com a sociedade civil organizada. “Conto com o apoio dos moradores de Goiânia que querem ver a cidade sempre melhor. A porta da Prefeitura estará sempre aberta para atender a todos”, disse enquanto gravava um vídeo com um morador.

Morador da região, Tadeu Abrão afirmou que o setor esperava por essa obra há 14 anos. “A atual gestão assumiu o compromisso de concluir esse projeto que é tão aguardado para quem vive e transita pelo Jardim Atlântico e região”, disse.

O secretário de Infraestrutura (Seinfra), Denes Pereira, explicou que o local irá receber terraplanagem e recuperação de rejeitos. “O prefeito determinou que as obras sejam executadas com qualidade. Dentro de 45 dias, vamos entregar mais esse serviço para a população”, pontuou.

Aeródromo

A comitiva seguiu para a Alameda Córrego Fundo, no Setor Mansões Paraíso, próximo ao aeródromo da capital. No local, estão sendo colocados cerca de 100 metros de tubulações pluviais, com bocas de lobo e poços de visita, serviços de preparação para a implantação de asfalto em todo o perímetro da via, bem como a instalação de rede de energia elétrica ao longo de toda a sua extensão.

O administrador do Aeródromo Nacional de Aviação, Leopoldo Oliveira, disse que a obra atende uma demanda de mais de 50 anos dos moradores. “Essa obra vai resolver 200% dos problemas de mobilidade da região”, afirmou. O líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Anselmo Pereira, destacou que a intervenção também irá beneficiar a comunidade escolar dos colégios Mansões Paraíso e Francisco Dantas.

“Essa obra vai promover a interligação da Região Noroeste com a GO-070. É uma obra de extrema importância que sai do papel após 40 anos”, disse Anselmo Pereira. O vereador Pedro Azulão Júnior ressaltou que o projeto vai desafogar o trânsito na Vila Mutirão. “Essa via vai favorecer muito para quem vem do Setor Campinas e Capuava, ainda mais com o preço do combustível como está. É um sonho realizado”, complementou.

O titular da Seinfra, Denes Pereira, explicou que a obra está orçada em mais de R$ 1,5 milhão e que os trabalhos estão sendo feitos por servidores da pasta. O projeto contempla a construção de calçadas nos dois lados da via. Lançado dia 23 de maio, o prazo para a conclusão é de 90 dias.

Jardim Guanabara

A terceira visita do dia foi às obras de construção da arena multiuso na região do Jardim Guanabara. A área já recebeu serviços de terraplanagem e fundação. O vereador Thialu Guiotti acompanhou a agenda e recordou outros benefícios levados pela Prefeitura para a região.

“Essa arena é uma promessa de mais de 20 anos por todos os políticos que já passaram. Além do prefeito entregar a arena multiuso, ainda tem o lançamento da reconstrução da Avenida Vera Cruz”, disse.

Mais cedo

No período da manhã desta sexta-feira ,14, o prefeito Rogério Cruz, acompanhado do titular da Seinfra, Denes Pereira, e do vereador Thialu Guiotti, esteve no Mercado Municipal da Vila Nova para anunciar aos comerciantes e fregueses do espaço que a gestão tem projetos de revitalização de todos os mercados municipais da capital.

“Os mercados são símbolos da goianidade e por isso devem sempre receber a nossa atenção”, disse o prefeito, ao acrescentar que objetivo é valorizar ainda mais esses espaços que preservam a identidade de Goiânia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp