Rogério Cruz determina início de obras no Sítio Recreio Panorama e reafirma “compromisso de não prometer, mas, sim, fazer e entregar”

O prefeito de Goiânia Rogério Cruz assinou a ordem de serviço para as obras de ampliação da rede de drenagem e pavimentação no Sítio Recreio Panorama, na noite desta sexta-feira, 14. Os trabalhos serão realizados na Avenida C, sobre a ponte que liga o bairro ao Residencial Jardim Belvedere, na Região Noroeste da capital.

Durante o discurso, o prefeito destacou a alegria em mostrar para a população goianiense que os deveres estão sendo cumpridos, por meio de entregas de obras que eram solicitadas há décadas. “A Região Noroeste tem o nosso respeito e nosso trabalho. Não vim aqui para prometer, vim fazer e tem sido assim por toda a cidade”, afirmou, ao agradecer aos vereadores e aos servidores municipais pelo apoio e execução de trabalhos.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira, destacou a sensibilidade do prefeito ao resolver um problema histórico de drenagem urbana na região. “Gestores passados não investiram em drenagem urbana porque é difícil, são obras caras, complexas, e, depois de prontas, as pessoas não enxergam, pois ficam debaixo da terra. Mas, quando vem a chuva, elas são a solução. O prefeito Rogério Cruz não investe de olho nas próximas eleições, mas, sim, para as próximas gerações”, frisou.

A ordem de serviço, assinada pelo prefeito e pelo secretário Denes Pereira, determina o início imediato das obras. A empresa Saul Construtora Ltda., vencedora da licitação, tem 60 dias para executar o empreendimento. O projeto elaborado pela Seinfra prevê a construção de aproximadamente 300 metros de tubulação dupla, com diâmetro de 1.200 milímetro, 12 bocas de lobo e 4 poços de visita ao longo da via.

Solução para alagamentos

O vereador Pastor Wilson destacou que, diante dos pedidos dos moradores, levou a demanda ao prefeito, que foi atendida. “As obras estão em toda a Região Noroeste. O prefeito e o secretário Denes Pereira atendem as nossas solicitações. Quando Rogério Cruz diz que vai fazer, ele faz, pensando na população”, disse. “Quem quer fazer, faz. Estive aqui com outros prefeitos que só prometeram, o Rogério Cruz veio para fazer”, afirmou o vereador Pedro Azulão Jr., durante discurso.

Nathalia Gonçalves tem 23 anos e mora no setor desde quando nasceu. Ela relata o sofrimento da população em épocas de chuva, devido aos alagamentos. “A ponte já caiu diante de tanta chuva. É sempre muito ruim para a população e para o comércio. Sei que o pedido já foi feito para muitos políticos, há bastante tempo, mas nunca havia sido atendido. Com o início dessas obras, eu e todos os moradores agradecemos muito”, diz ela.

O pastor Péricles da Assembleia de Deus – Ministério Fama é morador do bairro e, em nome da comunidade, destaca que a atual gestão está sempre atenta às reivindicações da população. “Várias demandas nossas já foram atendidas durante a gestão Rogério Cruz. Há 22 anos, somos moradores dessa região, e lutamos pela drenagem na Avenida C. Agora nós temos um prefeito que tem a graça de Deus e a vontade de fazer”, declara.

O prefeito Rogério Cruz, durante o evento, aproveitou para citar obras que já foram entregues pela atual gestão, como Viaduto da Moda, Viaduto da Enel, Complexo Viário Jamel Cecílio e Terminal Paulo Garcia. “Assumo a responsabilidade de iniciar e entregar obras. Tenho também a responsabilidade de assumir obras de outras gestões, que não foram entregues devido a cronogramas mal feitos. Em breve, vamos entregar todo o BRT até o Recanto do Bosque. Estamos aqui para trabalhar”, destacou.

Participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço, dentre outras autoridades, a primeira-dama, Thelma Cruz; o vereador Edivaldo Carlos; e o engenheiro responsável pela obra, Eduardo Saul Chiarello.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp