Prazo para cadastro no PPA 2023 termina nesta terça, 18

Segue até a próxima terça-feira, 18, o período de inscrições para participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual) do Governo de Goiás.

O programa prevê a compra e a disponibilização de produtos da agricultura familiar para pessoas em situação de insegurança alimentar.

Podem participar associações, cooperativas, agricultores e agricultoras familiares. O PAA estimula ainda a participação de assentados e assentadas da reforma agrária, povos indígenas e comunidades tradicionais e da juventude rural.

Para o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia, afirma que o PAA se tornou uma importante ferramenta de valorização à agricultura familiar do estado, uma vez que a maioria dos alimentos  consumidos são oriundos desta atividade.

“O programa facilita a comercialização dos produtos, além de possuir um caráter social significativo, já que minimiza a vulnerabilidade social de centenas de goianos e possibilita uma remuneração adequada ao que é produzido”, afirma.

PAA 2023

Equipes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Emater estão percorrendo municípios goianos, desde o início do período de inscrição, para incentivar agricultores familiares a participar do programa.

A força-tarefa promove reuniões em assentamentos, cooperativas e outros espaços comunitários para tirar dúvidas e acelerar cadastros.

O Governo de Goiás vai investir R$ 12 milhões no programa, com limite de pagamento de R$ 15 mil por proposta.

Os cadastros são realizados pelos técnicos da Emater em todas as unidades locais do interior. Para os municípios onde não há escritórios da Agência, equipes se deslocarão para atender a demanda.

O objetivo é fazer com que produtores de todo o estado participem do programa.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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