Mulher grávida de gêmeos siameses passa por consulta no Hecad

Andressa Vaz da Silva, de 23 anos, grávida de gêmeos siameses, esteve segunda-feira, 17, no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia, onde passou por uma consulta de avaliação. A gestante deverá se submeter a cirurgia com o médico Zacharias Calil, conhecido por ter realizado diversas cirurgias de separação.

Segundo Zacharias, que passou a acompanhar a gravidez, os bebês estão unidos pela parte de baixo da coluna cervical e não dividem órgãos internos do abdômen. A equipe do médico realizou uma ressonância magnética para avaliar a situação dos meninos. “A mãe é assistida pelo SUS e minha equipe fará todo o possível para acolhê-la, juntamente aos bebês”, escreveu em seu perfil no Instagram.

Embora, segundo o médico, seja um caso muito raro, o fato deles não dividirem órgãos como fígado e outros torna a ligação de menor risco para a vida das duas crianças. A notícia tranquilizou um pouco a mãe, que está no sexto mês de gestação.

“Quando descobri foi chocante. Ficamos preocupados porque não sabíamos onde procurar ajuda. Hoje estamos mais tranquilos”, afirmou Andressa. Apesar de ter ficado contente ao saber da possibilidade de cirurgia, Andressa afirmou que ainda está preocupada com os riscos do parto.

Andressa se mudou da zona rural de Piracanjuba com o marido, Luan Freitas de Godoi, de 24 anos e a filha, de um ano e meio, para a área urbana. A família foi acolhida por parentes e se prepara para receber os gêmeos.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos