Prefeitura de Goiânia orienta população sobre descarte correto de resíduos no Jardim Colorado e outros seis bairros nesta quinta-feira, 20

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), está instruindo a população em relação ao descarte correto de resíduos e entulhos. Fiscais orientadores percorrem, nesta quinta-feira ,20, sete bairros da capital com o objetivo de conscientizar os moradores sobre o tema. As equipes atuam no Jardim Colorado, Setor Maria Dilce, Jardim América, Vila Rezende, Jardim Novo Mundo, Vila Aurora e Setor Sudoeste.

“Lançamos informativos sobre o assunto frequentemente nas redes sociais, mas esse trabalho de bater de casa em casa é diferente, porque o morador tem a oportunidade de tirar as dúvidas diretamente com um dos nossos colaboradores. O número de pessoas advertidas que voltam a poluir as calçadas é pequeno”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.

Moradores que despejam restos de obras e outros entulhos nas calçadas e vias públicas ficam sujeitos à notificação administrativa e recebem prazo de sete dias para efetuar a limpeza. Caso o prazo não seja cumprido, a Comurg comunica a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), conforme determina o Código de Postura do Município.

Diariamente, os agentes chegam a fazer 70 notificações administrativas. Segundo levantamento, 80% das notificações direcionadas aos moradores e comerciantes são atendidas. As demais são encaminhadas para a Amma, que tem autonomia para multar o cidadão que comete a irregularidade e persiste no erro.

“Nosso objetivo não é multar. Queremos apenas que o contribuinte entenda que o descarte de lixo em espaços públicos prejudica a própria comunidade. Os entulhos atrapalham a passagem de pedestres, exalam mau cheiro, deixam a cidade esteticamente feia e servem de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti”, pontua Borges.

Ecopontos

A Comurg disponibiliza à população cinco ecopontos, onde é possível despejar lixo de construção civil, mobiliário velho, restos de podas de árvores, dentre outros resíduos. As unidades, localizadas no Jardim Guanabara II, Setor Faiçalville, Jardim São José, Residencial Campos Dourados e Parque Eldorado Oeste, funcionam todos os dias, das 7h às 22h.

Outro serviço oferecido é o Cata-treco, que busca móveis e eletrodomésticos sem serventia na casa do morador, de forma gratuita, mediante agendamento. Os itens recicláveis são direcionados a cooperativas parceiras, para beneficiar famílias que vivem da reciclagem. O serviço pode ser solicitado pelo telefone (62) 3524-8555 ou pelo WhatsApp (62) 98596-8555.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos