Feminicídio: Goiás é o 9º estado no ranking de casos registrados em 2022

Feminicídio: Goiás é o nono estado no ranking de casos registrados em 2022

De acordo com os dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Goiás é o nono estado brasileiro em números de feminicídios em 2022, com 56 casos registrados. Tal número é maior do que foi registrado em Santa Catarina, com 55 registros, Ceará, 28, Espírito Santo, 33, e Mato Grosso, 47.

A variação do número de feminicídios de 2022 em relação ao ano de 2021 é de 1,6%, em Goiás. O número de feminicídios em Goiás corresponde a 40,9% dos números de homicídios de mulheres em outras situações nas quais não se enquadram como feminicídio, de acordo com o Código Penal Brasileiro.

Entretanto, o número registrado de tentativas de feminicídios, em Goiás, foi 168 no ano de 2022, o que representa um aumento de 16.66% se comparado ao número de tentativas registrados pelas autoridades de segurança pública no anterior.

Números de feminicídios no Brasil também aumentaram em 2022

Os estados brasileiros que mais registram casos de assassinato de mulheres considerados feminicídio, ou seja, que foram mortas por serem mulheres, foram São Paulo, com 195 casos, Minas Gerais, 171, Rio de Janeiro, 111, Rio Grande do Sul, 110 e Bahia, 107.

No Brasil, o Anuário indica que o número total de casos de feminicídios no ano passado foi de 1.437, um aumento de 6.68% em relação ao ano anterior. Quanto ao número de tentativas registradas no País, foi observado um aumento de 17,51% em 2022 em relação a 2021, passando de 2.181 para mais de 2.5 mil tentativas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos