Solenidade irá incluir novos bolsistas da OVG nesta terça-feira

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realiza nesta terça-feira (20), a solenidade de inclusão de 7 mil estudantes no Programa Bolsa Universitária (PBU). O evento será aberto pelo governador Marconi Perillo e pela presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, às 9 horas no Teatro Rio Vermelho, que fica na rua 4, Centro, em Goiânia. Devido à quantidade de alunos, serão realizadas mais três solenidades no mesmo dia para atender a todos os beneficiados, às 11 horas, 13 horas e 14h30. Assim, os bolsistas deverão chegar mais cedo para assinar o Termo de Compromisso e formalizar a adesão ao programa.

Os estudantes poderão verificar, no site da OVG (www.ovg.org.br), o horário em que estão agendados, de acordo com os quatro horários definidos, de manhã e à tarde, para a assinatura do documento. Dessa forma, o aluno deve levar já impresso o Termo de Compromisso e a credencial com o nome ou número de inscrição. É preciso acessar o site da OVG, clicar no banner Programa Bolsa Universitária e no link Inscriçãocolocando o CPF ou número de inscrição para imprimir os documentos. Se o bolsista quiser levar acompanhante deverá retirar credencial para ele. Deve levar ainda para o evento uma caneta preta ou azul a ser utilizada no preenchimento dos formulários.

Bolsa Universitária

Destinada a alunos que estão em instituições de ensino particulares de Goiás, agora somados aos novos bolsistas, o programa atinge o total de 187 mil estudantes beneficiados desde sua criação, em 1999. O PBU tem 75 Instituições de Ensino Superior cadastradas, beneficia estudantes de 223 municípios goianos e conta com 1.356 entidades parceiras para o cumprimento da contrapartida, uma exigência feita aos bolsistas, que passam a atuar em instituições governamentais ou não governamentais, cumprindo jornada compatível com seus horários na faculdade ou no emprego.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp