Goiás sai do estado de alerta, mas umidade do ar permanece baixa

Previsão de sol e altas temperaturas para este sábado e domingo

Nesta segunda-feira, 24, a previsão do tempo aponta que a umidade relativa do ar não deixará Goiás em estado de alerta, mas a umidade relativa do ar permanece baixa em todo território goiano. Na capital Goiânia, a umidade pode variar entre 24% a 75%.

Mais informações do Cimehgo sobre o clima de Goiás

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO), o prognóstico para a semana que se inicia prevê predominância de massa de ar seco sobre o Brasil central,
mantendo o tempo estável com sol em todas as regiões em Goiás.

Em algumas regiões do estado de Goiás, haverá temperaturas mínimas amenas pela manhã. No período da tarde, as temperaturas máximas ficarão elevadas com a umidade relativa do ar em queda, mas não inferiores a 20%, como registado na semana anterior.

Os termômetros podem registrar temperaturas mínimas de 14ºC nos municípios de Itumbiara, Três Ranchos, Nova Aurora e Davinópolis. A menor temperatura está prevista para a cidade de Cristalina, com uma temperatura mínima que pode chegar a 12ºC.

Segundo a previsão feita pelo CIMEHGO, as maiores temperaturas não passam de 30ºC nesta segunda-feira, podendo ser registradas pelos termômetros de Ceres, Rubiataba, Goianésia e Flores de Goiás.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos