Depois de Marcha para Jesus, vem aí a 1ª Marcha para Exu

Depois de Marcha para Jesus, vem aí a 1ª Marcha para Exu

No próximo dia 13 de agosto de 2023, São Paulo e diversas outras cidades do Brasil sediarão a 1ª edição da Marcha para Exu, um evento em homenagem à entidade presente nas religiões originárias da África, como o Candomblé e a Umbanda. A marcha ocorrerá na Avenida Paulista ao meio-dia e os participantes são incentivados a usar roupas pretas e vermelhas, além de contribuírem com 1 kg de alimento não perecível.

Inspirada na tradicional “Marcha para Jesus”, que ocorre anualmente desde 1993 e é organizada pelo apóstolo Estevam Hernandes, líder da Igreja Renascer em Cristo, a Marcha para Exu busca destacar a importância dessa figura espiritual e promover a valorização das religiões de matriz africana, combatendo o racismo e a intolerância religiosa.

Com o tema “Nunca foi sorte, sempre foi MACUMBA“, a Marcha para Exu tem ganhado destaque em diversos portais de notícias e nas redes sociais, onde várias personalidades já confirmaram sua presença no evento.

O cartaz do evento traz uma mensagem de celebração e respeito à figura de Exu, que muitas vezes é erroneamente associado ao mal ou ao demônio. A descrição no cartaz ressalta a energia e a alegria de viver representadas por Exu, além de afirmar que o evento pretende mostrar que a entidade merece respeito.

Polêmica

Porém, a criação da Marcha para Exu já causou controvérsias e associações políticas. Alguns internautas já têm feito conexões entre o evento e o retorno do Partido dos Trabalhadores (PT) ao poder. “O cristão que votou na esquerda é só fazer o L”, escreveu um internauta.

O pastor e youtuber Rafael Bitencourt, por exemplo, afirmou que o próximo passo deverá ser a “marcha para lúcifer”. Caio Rangel, no site Fuxico Gospel, disse que a Marcha para Exu era uma imitação da Marcha para Jesus.

Apesar das interpretações políticas, a Marcha para Exu busca, principalmente, promover a união e a valorização das tradições religiosas de origem africana, destacando a importância de Exu como uma figura espiritual significativa em tais práticas.

O evento promete marcar presença nas principais cidades brasileiras e visa ser um marco na busca pela valorização e respeito às religiões de matriz africana, bem como na luta contra a intolerância religiosa.

Dia Nacional do Candomblé

Em janeiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.519/2023, originária de projeto do deputado federal Vicentinho (PT-SP), que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março.

O texto foi aprovado tanto na Câmara dos Deputados como no Senado (onde tramitou na forma do PLC 69/2018). Originalmente, o projeto previa a comemoração no dia 30 de setembro. Entretanto, quando tramitou no Senado, o relator da matéria na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Paulo Paim (PT-RS), propôs alterar a data.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos