Prefeitura de Goiânia garante acesso aos serviços da Comurg com teleatendimento 24h

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), oferece seis canais digitais e uma central de teleatendimento com ouvidoria para dinamizar o contato com o cidadão e aproximar a população da gestão pública.

Por meio dos canais, a população pode verificar a frequência dos serviços em seu bairro, fazer solicitações, reclamações, sugestões, elogios e informar ações. Avisos de queda de árvores e agendamento do Cata-treco são alguns dos exemplos de serviços disponíveis pelas ferramentas de comunicação direta com o cidadão.

“Estamos presentes em todas as regiões da cidade com mais de 30 serviços de limpeza pública, paisagismo e urbanização. O cidadão pode nos contatar para saber o circuito da coleta seletiva ou solicitar uma manutenção na praça, por exemplo”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges, ao frisar que as demandas da sociedade contribuem com o planejamento do órgão.

Os serviços por meio do teleatendimento funcionam 24 horas. Já nos canais digitais, as respostas são dadas em horário comercial. O ouvidor-geral da Comurg, Cleber Cleiton de Oliveira, explica que após a recepção do pedido, “ele é encaminhado ao departamento responsável, onde é gerado um número de protocolo para que o solicitante acompanhe a realização dos trabalhos”.

Cleber ressaltou que, somente em janeiro deste ano, mais de 10 mil solicitações foram recebidas pelas centrais de atendimento para os diversos serviços. Destas, quatro mil referentes ao Cata-treco, cerca de 100 de árvores caídas e 94 denúncias sobre descarte irregular de lixo em lotes. “Ampliar as maneiras de comunicar com a população resulta em efeitos positivos à gestão, pois aproxima o cidadão do poder público”, finaliza Alisson.

Confira os canais disponíveis da Comurg para Atendimento ao Cidadão:

• Central de Atendimento (todos os dias da semana, 24 horas): (62) 3524-8555
• Ouvidoria: (62) 3524-2463
• WhastApp: (62) 98596-8555
• Aplicativo: Prefeitura 24h (disponível gratuitamente nos sistemas iOS e Android)
• Instagram: @comurggoiania
• Twitter: @comurggyn
• Facebook (página): www.facebook.com/comurg
• Youtube: @imprensacomurg

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp