De acordo com os dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública na última quinta-feira, 20, Goiás é o estado brasileiro com a maior redução no número absoluto de pessoas desaparecidas.
A redução foi de 8,8% entre os anos de 2021, com 1.376 casos registrados em números absolutos, e 2022, com 1.271. Com esses números, o levantamento indica que, no ano passado, a taxa de pessoas desaparecidas em Goiás é de 18 por 100 mil habitantes, 1,7 a menos em relação ao ano anterior.
Além da redução, outro dado que chama atenção para Goiás é o número de pessoas encontradas pelas autoridades de segurança pública do estado. O Anuário indica que foram 892 pessoas localizadas, em 2021, e 1.274, em 2022.
Entretanto, o levantamento não discrimina se essas pessoas foram localizadas vivas ou mortas. Ressalta-se, também, que as pessoas localizadas não necessariamente desapareceram no mesmo ano em que foram encontradas, o que explica o número maior pessoas localizadas em relação às desaparecidas no ano passado.
Além de Goiás, apenas Minas Gerais teve queda no número de pessoas desaparecidas
O outro estado brasileiro que também apresentou redução no número absoluto de pessoas desaparecidas foi Minas Gerais, que diminuiu 1,2%. Todas as demais unidades federativas do Brasil apresentaram aumento nesse indicador.
No Brasil, a tendência é de aumento nesse indicador, a variação foi de 12,9% a mais. Em 2021, foram mais de 65 mil registros no País, aumentando para pouco mais de 74 mil, no ano passado, o que equivale 39.957 desaparecidos para cada 100 habitantes.