Goiás Social: Estado entrega benefícios a mais de 1 mil pessoas na cidade de Goiás

O Goiás Social encerrou, na tarde desta terça-feira, 25, a edição especial em comemoração ao aniversário de 296 anos da cidade de Goiás com mais de 1 mil entregas de benefícios sociais. Desde ontem, a iniciativa do Governo de Goiás também oferece à população um rol de 30 serviços gratuitos, sob a supervisão do Gabinete de Políticas Sociais (GPS). “As pessoas em situação de vulnerabilidade social encontram tudo o que precisam em um único lugar. É o Governo de Goiás chegando a quem mais precisa, sem deixar ninguém para trás”, explicou a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do GPS, primeira-dama Gracinha Caiado.

Em visita aos estandes, Gracinha comemorou a grande procura e o sucesso do evento, que inclui desde a doação de alimentos e cadeiras de rodas até o auxílio para qualificação e vagas de emprego. “Essa é uma forma de homenagear essa cidade, que sempre nos recebe com tanto carinho. Estamos aqui com todas as secretarias, entregando diversos benefícios, como é o caso dos cartões Dignidade e o Mães de Goiás, que garantem renda extra a idosos em vulnerabilidade de 60 a 65 anos e a mulheres vulneráveis com filhos de até seis anos”, detalhou.

Por meio da OVG, o Estado também entregou, de forma totalmente gratuita, 133 cadeiras de rodas, 255 pacotes de fraldas, 20 caixas de leite especial e 45 colchões do tipo casca de ovo, além de kits de enxoval para bebê e do Mix do Bem, entre outros itens. Moradores também puderam requisitar a segunda via de documentos, como carteira de identidade, e certidões. Ainda foram entregues 175 cartões do programa Mães de Goiás, 30 cartões Dignidade, e realizados atendimentos do Vapt Vupt, Defensoria Pública e Goiás Fomento.

Além disso, 156 alunos do Colégio Tecnológico Goiandira Ayres do Couto receberam cartões do Bolsa Qualificação e 68 ganharam cartões do Crédito Social, para investir até R$ 5 mil na abertura de um negócio. “Também oferecemos 500 vagas de emprego. Mais de 10 pessoas já foram contratadas em um curto período de tempo”, comemorou o titular da Secretaria da Retomada, César Moura. O secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, fez questão de lembrar que as famílias selecionadas estão inscritas no Cadastro Único do governo federal. “Por isso, manter os dados atualizados é muito importante para que a gente possa encontrar os beneficiários”, disse.

Goiás Social

Os eventos do programa Goiás Social reúnem prestação de serviços, programas e benefícios sociais do Governo de Goiás, facilitando o acesso da população às ações do Estado. Esta é a segunda vez que o evento é realizado na cidade de Goiás. O Goiás Social abrange dezenas de programas de diferentes pastas da administração estadual, como o Mães de Goiás, Aluguel Social, NutreBem, Dignidade Menstrual, Aquecendo Vidas, Nordeste Solidário, Família Acolhedora, Dignidade, Restaurante do Bem, Aprendiz do Futuro, ProBem, Bolsa Estudo, Crédito Social e Goiás por Elas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Início do Verão: O que esperar nas previsões climáticas?

O verão no Hemisfério Sul iniciou neste sábado, 21, às 6h20 (horário de Brasília), trazendo mudanças rápidas nas condições do tempo. Caracterizado por chuvas intensas e ventos fortes, este período também marca os dias mais longos e temperaturas elevadas em todo o país.

Segundo o Prognóstico Climático de Verão divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno La Niña terá uma duração mais curta nesta estação. A probabilidade de prevalecimento dessas condições é de 60% entre janeiro e março, caindo progressivamente para 40% entre fevereiro e abril de 2025. A meteorologista do Inmet, Maytê Coutinho, explica que as previsões climáticas indicam o predomínio de chuvas abaixo da média climatológica em grande parte do país.

Regiões afetadas pelas previsões

A região Norte é uma exceção, com previsão de chuvas acima da média. No Nordeste, o total de chuvas entre janeiro e março deverá ser menor. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas devem ficar entre o normal e abaixo da média. “Mesmo com a previsão de chuvas abaixo da média, no noroeste do Nordeste podem ocorrer chuvas mais volumosas em alguns períodos”, pondera Maytê Coutinho.

Na região Sul, onde os volumes de chuvas são naturalmente menores nesta época do ano, as chuvas devem permanecer na faixa normal ou abaixo do normal. No Rio Grande do Sul, a previsão é de chuvas no extremo sul do estado inferiores a 400 milímetros.

Condições oceânicas e zona de convergência intertropical

As águas mais quentes no Atlântico Tropical Norte e mais frias no Atlântico Tropical Sul formam condições para a manutenção da Zona de Convergência Intertropical atuando ao norte da sua posição média climatológica. Essas condições podem impactar atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia por meio de hidrelétricas e a reposição hídrica para manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp