Press "Enter" to skip to content

Goiás atua na difusão de práticas agropecuárias sustentáveis

Última atualização 26/07/2023 | 17:34

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) assina, nesta quinta-feira, 27, Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a integração de esforços entre as partes, visando ampliar a área ocupada com sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). O evento será no auditório da Seapa, em Goiânia, às 8h.

Por meio da cooperação, devem ser desenvolvidas atividades conjuntas para ampliar a área ocupada com sistemas de ILPF em Goiás, por meio da difusão de tecnologia em regiões potenciais, capacitação de técnicos de assistência rural, realização de diagnósticos de adotabilidade da tecnologia e identificação de gargalos e potencialidades, buscamos promover a adoção sustentável desses sistemas.

PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS

Para garantir a efetivação dos objetivos do projeto, inicialmente serão  identificadas regiões com maior potencial para adoção de ILPF em Goiás. Diante disso, serão realizadas visitas técnicas e eventos de divulgação, incluindo a capacitação de técnicos de assistência rural, que serão encarregados de realizar diagnósticos das situações atuais de cada área mapeada.

O secretário Pedro Leonardo Rezende, titular da Seapa, destaca que a iniciativa está alinhada com as estratégias de desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio.

“A crescente demanda mundial por alimentos e recursos naturais requer uma expansão da produção agrícola sustentável. Nesse contexto, os sistemas de ILPF surgem como uma alternativa viável, uma vez que promovem a intensificação sustentável da produção agrícola. A parceria entre a Seapa e a Associação Rede de Fomento ILPF visa impulsionar o desenvolvimento e a adoção dessas práticas no estado de Goiás, alinhando-se aos compromissos do Plano de Execução da Unidade”, afirma.

A gerente de Sustentabilidade Agropecuária da Seapa, Stella Miranda, entende que “a iniciativa representa um importante marco na difusão e qualificação profissional relacionadas a essa tecnologia. Goiás é um estado referência em agropecuária e tem um potencial produtivo bastante amplo. A expansão das atividades deve estar atrelada a sistemas produtivos ambientalmente sustentáveis, o que expande não só a produtividade como o reconhecimento e valorização da nossa produção mundialmente”.

Participam da assinatura da ACT representantes da Seapa, Rede ILPF, Universidade Federal de Goiás (UFG), Embrapa, Syngenta, Cocamar e Sementes Oeste Paulista (Soespe).

SOBRE O ILPF

A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) inclui diferentes estratégias e tecnologias para garantir a promoção da recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, sistemas produtivos diversificados.

A ILPF pode ser executada em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício para todas as atividades.

A assinatura da ACT faz parte do projeto Integra GO, que contempla uma série de atividades, incluindo a definição de roteiros e atividades para divulgação do sistema, difusão tecnológica e publicação de documentos técnicos e científicos, bem como a sistematização dos resultados.