Baladinha literária encerra programação de férias da Gibiteca Jorge Braga

A programação especial de férias da Gibiteca Jorge Braga termina nesta sexta-feira, 28, com uma programação recheada de atrações lúdicas. Durante todo o mês de julho, a unidade promoveu o projeto Férias Literárias, com diversas atividades pedagógicas e interativas gratuitas para as crianças e adolescentes.

O roteiro desta sexta-feira começa às 9 horas, com uma Baladinha Literária ao som de músicas dos anos 90 e papo-cabeça com os leitores. Além disso, também haverá sorteio de ingressos para o Cine Cultura, exposição de gibis, brincadeiras, histórias em quadrinhos, mangás, livros infantis e infanto-juvenis e matinê. Toda a programação é gratuita.

Gibiteca Jorge Braga 

A gibiteca, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), é pioneira no gênero em Goiás. O espaço está localizado no Centro Cultural Marietta Telles, na Praça Cívica, em Goiânia, e recebeu esse nome em homenagem ao cartunista Jorge Braga, um dos poucos produtores de histórias em quadrinhos no estado.

A unidade possui um acervo de mais de seis mil gibis e 11 mil livros, num ambiente aconchegante com mesas para leitura, tapete e almofadas. Tudo para estimular a leitura.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp