Prefeitura de Goiânia oferece vagas para Educação de Jovens e Adultos

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está com matrículas abertas para Educação de Jovens e adultos (EJA), do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. A modalidade de ensino é oferecida em 55 escolas e 10 salas de extensão, espalhadas pela capital.

As aulas na rede municipal se iniciam no dia de 3 de agosto. Interessados já podem se matricular de forma on-line, por meio do e-matrícula, ou presencialmente a partir do dia 2 de agosto, direto nas instituições que atendem a EJA. Ao todo, são mais de 7 mil vagas destinadas à Educação de Jovens e Adultos.

À população interessada, é possível consultar quais escolas e endereços que oferecem a modalidade EJA no site da SME, na aba “Institucional”, no menu superior, clicando no botão de Unidades Educacionais. O endereço é https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/unidades-educacionais-2. O estudante pode se matricular na unidade mais próxima à sua residência ou onde preferir.

Para se matricular, é necessário possuir pelo menos 15 anos de idade completos. O candidato que não possuir documentação escolar poderá realizar a matrícula, desde que apresente o documento pessoal e comprovante de endereço. Nesse caso, a instituição fará uma avaliação e o nivelamento em uma turma de acordo com os seus conhecimentos.

Organização


Nas escolas, o turno de aula vai das 19h às 22h e, nas salas de extensão, há atendimento no período matutino e vespertino, a depender de cada instituição. Os estudantes da EJA que tiverem dificuldade em acompanhar as aulas têm direito ao Atendimento Individualizado, com atividades dirigidas e o acompanhamento atento e direcionado de um professor para auxiliar na aprendizagem.

Ao todo, são três anos de alfabetização e três anos de fase final do Ensino Fundamental (equivalente do 6º ao 9º ano). O Ensino Fundamental na EJA completo é feito em 6 anos, ao invés de 9 como ocorre normalmente, existindo ainda a possibilidade de avanço para os estudantes com bom desempenho.

Em todas as noites, é oferecido jantar aos alunos. Ao longo do ano, as escolas têm eventos que integram os estudantes de EJA, como a festa da família, feiras culturais, festa junina, passeios em lugares com trilha noturna e teatros, entre outros, além de dar direito a diversos benefícios, como a meia-entrada em cinemas, teatros, shows, diversos ambientes culturais, e do Passe Livre Estudantil.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos