Prefeitura de Goiânia inicia semana com frentes de serviços de manutenção em 85 bairros

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), inicia a semana com mais de dez frentes de serviços de limpeza, prevenção e manutenção em 85 bairros nesta segunda-feira, 31. As orientações quanto às boas maneiras de descarte de resíduos e a poda preventiva de árvores estão na agenda do dia.

Os agentes de educação ambiental percorrem as ruas e avenidas dos setores Jardim Europa, Jardim América, Jardim Novo Mundo, Sudoeste e Água Branca. Se necessário, orientam sobre a forma correta para o descarte do lixo, horários e locais apropriados, bem como o funcionamento dos Ecopontos, da coleta orgânica, seletiva e Cata-Treco.

Ao longo do dia, outras equipes de limpeza avançam na poda preventiva de árvores nas vias públicas dos setores Jaó e Oeste e na Avenida Rio Verde. Paralelamente, é feita a remoção de entulhos clandestinos no Jardim Botânico, Sudoeste, Vale do Araguaia e outros 15 bairros.

O presidente da Companhia, Alisson Borges, destaca alguns bairros mapeados pelo órgão que recebem as equipes toda semana. São eles: Parque Amazônia, Jardim América, Vila Mauá, Vila Montecelli, Vila Lucy, Setor Santos Dumont, Vila Maria Dilce, Residencial Senador Paranhos, Recanto do Bosque, Três Marias, Jardim Nova Esperança, Village Campos Verde, Conjunto Anhanguera, Rodoviário, Balneário Meia Ponte, Jardim Curitiba II e Parque Oeste Industrial.

Programação

No cronograma do dia, a varrição alcança mais de 30 setores. Ao todo, cinco bairros como Rio Formoso, Orlando de Morais e Beatriz Nascimento recebem serviço de roçagem do mato alto. As coletas orgânica e seletiva também seguem programação normalmente, com caminhões, prensa da coleta de lixo e baú dos recicláveis. Por dia, são atendidos 85 circuitos nos períodos diurno e noturno.

Durante o dia ainda há ações de manutenção e conservação das praças públicas e produção de novas mudas nos quatro viveiros da Comurg. Os cinco Ecopontos, espalhados pela cidade, funcionam normalmente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp